CESPE - Analista do Banco Central do Brasil/Área 4 - Contabilidade e Finanças/2013

Considerando a função utilidade  para todo  e que  seja uma constante qualquer, julgue o próximo item, relativo ao comportamento do indivíduo em relação ao risco.
 
Um indivíduo avesso ao risco com aversão ao risco relativa decrescente exibirá aversão absoluta ao risco decrescente.

Resolução:

Antes de responder a questão, vamos definir o conceito de aversão ao risco relativa decrescente.

  • Aversão ao risco relativa decrescente - corresponde ao agente econômico que, à medida que sua riqueza aumenta, aloca uma maior parcela dela em ativos de risco. Por exemplo, inicialmente este sujeito aloca 10% de sua renda em ativos de risco; posteriormente, sua renda aumenta em 100%, mas a parcela da sua renda alocada em ativos de risco é agora de 20% (este é o caso de aversão ao risco relativamente decrescente).

Trazendo o conceito à questão, a elevação da participação da renda alocada em ativos de risco também significa que o indivíduo elevou em termos absolutos a renda aplicada em ativos de risco, dado que o investidor sempre terá que colocar mais recursos em ativos de risco para aumentar sua posição relativa. 
 
Quando um investidor aumenta a sua posição absoluta (volume total de recursos) em ativos  de risco por conta de um aumento em sua riqueza, dizemos que esse investidor possui aversão  absoluta decrescente ao risco.
 
GABARITO: CERTO



Enviar um comentário

0 Comentários