FGV - Analista Bancário (BNB)/2014

Analise as características dos biomas descritos abaixo:
 
I. É um bioma exclusivamente brasileiro, constituído principalmente por savanas estépicas, ocupando a totalidade do estado do Ceará, parte de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Piauí, entre outros. Entre as espécies de planta encontradas nesse bioma, há a amburana, a aroeira, o umbu e o juazeiro.
 
II. É um bioma considerado uma das savanas mais ricas do mundo em biodiversidade, reunindo uma grande variedade de paisagens, entre chapadas e vales. Esse bioma se estende pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Distrito Federal e Piauí, sobretudo.
 
As características descritas correspondem, respectivamente, aos biomas:

a) Mata Atlântica e Pampa; 
b) Pampa e Amazônia; 
c) Caatinga e Cerrado; 
d) Cerrado e Mata Atlântica; 
e) Amazônia e Caatinga.

Resolução:

Floresta Amazônica caracteriza-se pela grande diversidade: um hectare contém mais de 300 espécies. É uma floresta densa, úmida e latifoliada, isto é, composta por árvores de folhas largas, que propiciam intensa evapotranspiração.
 
caatinga é caracterizada pelo domínio de espécies arbustivas, especialmente cactáceas, entremeadas por gramíneas e por algumas árvores de maior porte. Por isso é considerada uma vegetação complexa. As plantas denominadas xerófitas (adaptadas a climas secos) têm muitos espinhos, caules grossos e poucas folhas. Entre as espécies mais conhecidas estão à umburana, o umbuzeiro e o mandacaru. Com algumas dessas plantas são produzidos ceras, fibras, óleos vegetais e, principalmente, forragem para a pecuária, a base da renda dos vaqueiros e dos fazendeiros do sertão.
 
O Cerrado caracteriza-se pela presença de arbustos e árvores dotados de raízes profundas, troncos e galhos retorcidos e recobertos por cascas grossas. Essas formações são entremeadas por gramíneas e poucas árvores de maior porte. A presença de três grandes bacias hidrográficas da América do Sul na região (Tocantins-Araguaia, São Francisco e Prata) favorece a biodiversidade, bastante afetada pela expansão agrícola. O bioma que ostenta uma rica biodiversidade, já perdeu 48% da sua vegetação original, até 2010, segundo o Ministério do Meio Ambiente.
 
Pantanal é um complexo heterogêneo composto de cerrados, florestas, campos, charcos inundáveis e ambientes aquáticos (lagoas, riachos). Desenvolve-se em terrenos baixos (planícies) e, devido à baixa declividade do terreno, á água que extrapola os canais dos rios escoa lentamente pelo terreno, mantendo-o alagado durante um período (período de chuva nas cabeceiras dos rios).  A vegetação diversifica-se conforme três tipos de áreas: as alagadas, as periodicamente alagadas e as que não sofrem inundação.
 
Caracterizada pela sua imensa biodiversidade, a Mata Atlântica abriga muitas espécies vegetais que também prosperam na Floresta Amazônica. Muitos dos animais brasileiros amea­çados de extinção vivem em suas florestas: espécies de mico-leão, o macaco muriqui (monocarvoeiro), a lontra, o tatu-canastra e a onça-pintada. No entanto essa magnífica formação florestal está seriamente ameaçada, restando em trono de 7% da sua área original. Ocorre sobretudo nas encostas próximas ao litoral, estendendo-se desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul.
 
No centro-sul do Rio Grande do Sul, desenvolveu-se uma rica vegetação herbácea de gramíneas, associada ao clima subtropical. São os pampas gaúchos, imensas planícies caracterizadas por uma sucessão de suaves colinas cobertas de campos limpos, chamadas popularmente de coxilhas. Os pampas constituem paisagens naturais de excepcional qualidade para a criação de gado, uma das principais atividades econômicas da região.

Gabarito: Letra C

Enviar um comentário

0 Comentários