FGV - Analista Bancário (BNB)/2014


 
Fonte: Jornal O Globo, 05/11/2004.
 
"A Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD) conceitua desertificação como o processo de degradação das terras em regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas, em decorrência de fatores como ação antrópica e mudanças climáticas. Essa degradação é a perda ou redução da produtividade econômica ou biológica dos ecossistemas secos, causadas pela erosão do solo, deterioração dos recursos hídricos e perda da vegetação natural".

CIRILO, José Almir, "Políticas públicas de recursos hídricos para o semiárido" in Estudos Avançados, 2008, vol.22, n.63, p. 68.
 
Com base nas informações fornecidas, analise as afirmativas a respeito do impacto climático desse processo no semiárido brasileiro.
 
I. Entre as áreas do Nordeste afetadas pelo processo de desertificação encontram-se o "núcleo de Seridó", na região centro-sul do Rio Grande do Norte e centro-norte da Paraíba; o "núcleo de Irauçuba" no noroeste cearense; o "núcleo de Gilbués" no Piauí e o de Cabrobó em Pernambuco.
 
II. As mudanças climáticas globais em curso geram, na região semiárida brasileira, aumento da temperatura e da evaporação nos corpos d'água e consequente redução do volume neles escoado, além de concentração do período chuvoso em menor espaço de tempo, com redução da precipitação.
 
III. O semiárido brasileiro apresenta situações difíceis de serem superadas, pois os solos são, em sua maior parte, muito rasos, com a rocha quase aflorante, o que prejudica a formação de aquíferos, sua recarga e a qualidade de suas águas.
 
Assinale se:

a) somente a afirmativa I estiver correta; 

b) somente a afirmativa II estiver correta; 

c) somente a afirmativa III estiver correta; 

d) somente as afirmativas I e II estiverem corretas; 

e) todas as afirmativas estiverem corretas.

Resolução:

As áreas semiáridas somam 13% do território brasileiro e incluem o Polígono das Secas, que abrange a região do semiárido nordestino e o norte de Minas Gerais. Cerca de 10% do polígono sofre de desertificação grave. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, os quatro núcleos de desertificação onde o processo ocorre de forma mais acentuada são Cabrobó (PE), Gilbués (PI), Seridó (RN) e Irauçuba (CE).
 
Segundo relatórios divulgados pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) e pelo Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, as mudanças climáticas globais em curso geram, na região semiárida brasileira, aumento da temperatura e da evaporação nos corpos d'água e consequente redução do volume neles escoado, além de concentração do período chuvoso em menor espaço de tempo, com redução da precipitação.
 
O solo da Caatinga é raso e pedregoso, sujeito a intemperismo físico e pouca erosão.  Esse tipo de solo prejudica a formação de aquíferos, sua recarga e a qualidade de suas águas.

Gabarito: Letra E

Enviar um comentário

0 Comentários