FUNDATEC - Agente Profissional (CREA PR)/Contador/2012








Nos termos da Instrução Normativa nº 01, de 06 de abril de 2001, a finalidade do controle interno administrativo é evitar a ocorrência de impropriedades e irregularidades, por meio dos princípios e instrumentos próprios, destacando-se entre os objetivos específicos, a serem atingidos. Qual assertiva está correta a respeito dos objetivos específicos?

a) Observar as normas legais, as instruções normativas, os estatutos e os regimentos. 

b) Assegurar, nas informações contábeis, financeiras, econômicas e operacionais, sua exatidão, confiabilidade, integridade e oportunidade. 

c) Assegurar o cometimento de erros, desperdícios, abusos, práticas antieconômicas e fraudes. 

d) Propiciar informações inoportunas e inconfiáveis, inclusive de caráter administrativo/operacional, sobre os resultados e efeitos atingidos. 

e) Salvaguardar os ativos financeiros e físicos quanto à sua boa e regular utilização e assegurar a ilegitimidade do passivo.

Resolução:

"Manual de Controle Interno - Um guia para a implementação e operacionalização de unidade de controle interno governamentais", elaborado pela Controladoria Geral da União (CGU -2007), estabelece:

6. AVALIAÇÃO DOS MECANISMOS DE CONTROLE INTERNO
Um dos objetivos fundamentais do Sistema de Controle Interno é a avaliação dos mecanismos de controle interno das unidades ou setores sob exame. Somente com o conhecimento da estruturação, rotinas e funcionamento desses controles, pode-se avaliar, com a devida segurança, a gestão examinada. Esses mecanismos compreendem o conjunto de atividades, planos, rotinas, métodos e procedimentos interligados, estabelecidos com vistas a assegurar que os objetivos das unidades e entidades da administração pública sejam alcançados, de forma confiável e concreta, evidenciando eventuais desvios ao longo da gestão, até a consecução dos objetivos fixados pelo Poder Público.
O objetivo geral dos mecanismos de controle interno é evitar a ocorrência de impropriedades e irregularidades, por meio dos princípios e instrumentos próprios, destacando-se entre os objetivos específicos, a serem atingidos, os seguintes:

I. observar as normas legais, instruções normativas, estatutos e regimentos;

II. assegurar, nas informações contábeis, financeiras, administrativas e operacionais, sua exatidão, confiabilidade, integridade e oportunidade;

III. evitar o cometimento de erros, desperdícios, abusos, práticas antieconômicas e fraudes;

IV. propiciar informações oportunas e confiáveis, inclusive de caráter administrativo/operacional, sobre os resultados e efeitos atingidos;

V. salvaguardar os ativos financeiros e físicos quanto à sua boa e regular utilização e assegurar a legitimidade do passivo; VI. permitir a implementação de programas, projetos, atividades, sistemas e operações, visando à eficácia, eficiência e economicidade na utilização dos recursos; e

VII. assegurar a aderência das atividades às diretrizes, planos, normas e procedimentos do setor/unidade/entidade.

Os erros das outras alternativas são:

b) Assegurar, nas informações contábeis, financeiras, econômicas e operacionais, sua exatidão, confiabilidade, integridade e oportunidade.

c) Assegurar o cometimento de erros, desperdícios, abusos, práticas antieconômicas e fraudes.

d) Propiciar informações inoportunas e inconfiáveis, inclusive de caráter administrativo/operacional, sobre os resultados e efeitos atingidos.

e) Salvaguardar os ativos financeiros e físicos quanto à sua boa e regular utilização e assegurar a ilegitimidade do passivo.

Gabarito: Letra A

Enviar um comentário

0 Comentários