De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, a pontuação está corretamente empregada em:
a) O conjunto de preocupações e ações efetivas, quando atendem, de forma voluntária, aos funcionários e à comunidade em geral, pode ser definido como responsabilidade social.
b) As empresas que optam por encampar a prática da responsabilidade social, beneficiam-se de conseguir uma melhor imagem no mercado.
c) A noção de responsabilidade social foi muito utilizada em campanhas publicitárias: por isso, as empresas precisam relacionar-se melhor, com a sociedade.
d) A responsabilidade social explora um leque abrangente de beneficiários, envolvendo assim: a qualidade de vida o bem-estar dos trabalhadores, a redução de impactos negativos, no meio ambiente.
e) Alguns críticos da responsabilidade social defendem a ideia de que: o objetivo das empresas é o lucro e a geração de empregos não a preocupação com a sociedade como um todo.
Resolução da professora Andrea:
LETRA "A"-CORRETA. O conjunto de preocupações e ações efetivas, quando atendem, de forma voluntária, aos funcionários e à comunidade em geral, pode ser definido como responsabilidade social.
No período acima, a oração principal é "O conjunto de preocupações e ações efetivas pode ser definido como responsabilidade social."
Intercalada nessa oração, há a oração subordinada adverbial temporal "quando atendem, de forma voluntária, aos funcionários e a comunidade em geral." Oração subordinada adverbial intercalada deve ser escrita entre vírgulas. Logo, está correto o emprego das vírgulas após "efetivas" e após "geral".
Na oração "quando atendem, de forma voluntária, aos funcionários e a comunidade em geral.", a expressão "de forma voluntária" é um adjunto adverbial de modo intercalado. Adjunto adverbial intercalado deve ser escrito entre vírgulas. Portanto, está correto o emprego das vírgulas antes e depois dessa expressão.
LETRA "B"-ERRADA. As empresas que optam por encampar a prática da responsabilidade social, beneficiam-se de conseguir uma melhor imagem no mercado.
No período acima, quem se beneficia de conseguir uma melhor imagem no mercado são "As empresas que optam por encampar a prática da responsabilidade social". "As empresas que optam por encampar a prática da responsabilidade social" é sujeito oracional de "beneficiam-se".
O sujeito não pode ser separado do verbo por vírgula. Logo, está incorreto o uso da vírgula após "social".
CORREÇÃO: As empresas que optam por encampar a prática da responsabilidade social beneficiam-se de conseguir uma melhor imagem no mercado.
LETRA "C"-ERRADA. A noção de responsabilidade social foi muito utilizada em campanhas publicitárias: por isso, as empresas precisam relacionar-se melhor, com a sociedade.
No período acima, o trecho "por isso, as empresas precisam relacionar-se melhor, com a sociedade" é uma oração coordenada conclusiva introduzida pela locução coordenativa conclusiva "por isso".
Oração coordenada conclusiva é separada por vírgula, e não por dois-pontos. Assim, está incorreto o uso do sinal de dois-pontos após "publicitárias".
Na oração "por isso, as empresas precisam relacionar-se melhor, com a sociedade", a expressão "com a sociedade" completa o sentido da forma verbal "relacionar-se". Quem precisa se relacionar" precisa se relacionar "com" alguma coisa (a sociedade/objeto indireto). A expressão "a sociedade" é objeto indireto de "se relacionar".
O verbo não pode ser separado do objeto por vírgula. Logo, está incorreto o uso da vírgula após "melhor".
CORREÇÃO: A noção de responsabilidade social foi muito utilizada em campanhas publicitárias, por isso, as empresas precisam relacionar-se melhor com a sociedade.
LETRA "D"-ERRADA. A responsabilidade social explora um leque abrangente de beneficiários, envolvendo assim: a qualidade de vida o bem-estar dos trabalhadores, a redução de impactos negativos, no meio ambiente.
No trecho acima, a forma verbal "envolvendo" é transitiva direta. Ela tem o seu sentido completado pelo objeto direto "a qualidade de vida, o bem-estar dos trabalhadores, a redução de impactos negativos no meio ambiente". Entre a forma verbal "envolvendo" e o respectivo objeto direto, está intercalada a conjunção coordenativa conclusiva "assim". Conjunção coordenativa conclusiva intercalada deve ser escrita entre vírgulas. Portanto, deve haver vírgula antes e depois do conectivo "assim".
As expressões "a qualidade de vida", "o bem-estar dos trabalhadores", "a redução de impactos negativos no meio ambiente" constituem a enumeração dos elementos envolvidos. Termos de uma enumeração devem ser separados por vírgula. Assim, deve haver vírgula separando as expressões "a qualidade de vida" e "o bem-estar dos trabalhadores".
A expressão "no meio ambiente" faz parte do objeto direto "a redução de impactos negativos no meio ambiente". Logo, não deve ser separada por vírgula.
CORREÇÃO: A responsabilidade social explora um leque abrangente de beneficiários, envolvendo, assim, a qualidade de vida, o bem-estar dos trabalhadores, a redução de impactos negativos no meio ambiente.
LETRA "E"-ERRADA. Alguns críticos da responsabilidade social defendem a ideia de que: o objetivo das empresas é o lucro e a geração de empregos não a preocupação com a sociedade como um todo.
No período acima, "quem defende a ideia" defende a ideia "de" alguma coisa (que o objetivo das empresas é o lucro e a geração de empregos, não a preocupação com a sociedade como um todo/complemento nominal). A expressão "que o objetivo das empresas é o lucro e a geração de empregos, não a preocupação com a sociedade como um todo" completa o sentido do substantivo "ideia" como complemento nominal.
Complemento nominal não pode ser separado do termo cujo sentido ele completa por dois-pontos. Logo, está incorreto o uso dos dois-pontos após "de que".
A oração "não a preocupação com a sociedade como um todo" tem valor opositivo. Trata-se de uma oração coordenada adversativa. Esse tipo de oração deve ser separada por vírgula. Assim, deve haver vírgula antes dela.
CORREÇÃO: Alguns críticos da responsabilidade social defendem a ideia de que o objetivo das empresas é o lucro e a geração de empregos, não a preocupação com a sociedade como um todo.
Gabarito: Letra A
Enviar um comentário
0 Comentários