CESGRANRIO - Escriturário (BB)/2018

De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, o uso do acento grave indicativo da crase é obrigatório na palavra destacada em:

a) Os pais, inseguros na sua tarefa de educar, não percebem que falta de limites e superproteção comprometem a formação dos filhos. 

b) A indisciplina nas salas de aula aumentou a partir do momento em que as mídias divulgaram a necessidade de dar maior liberdade aos estudantes. 

c) A atenção e a motivação são condições que levam a pessoa a pensar e agir de forma satisfatória para desenvolver o processo de aprendizagem. 

d) As famílias e as escolas encontram-se, na atualidade, frente a jovens com quem não conseguem estabelecer um diálogo produtivo. 

e) As escolas chegaram a etapa em que os professores estão cada vez mais com dificuldade para exercer o seu importante papel de ensinar.

Resolução da professora Andrea:

crase, regra geral, é o resultado da contração da preposição "a", exigida por um termo transitivo indireto, com o artigo definido feminino "a" que determina um substantivo feminino, ou com os pronomes aquele (s), aquela (s), aquilo, a=aquela, as=aquelas, a qual, as quais.
 
LETRA "A"-ERRADA Os pais, inseguros na sua tarefa de educar, não percebem que falta de limites e superproteção comprometem a formação dos filhos.
 
No trecho acima, o verbo comprometer é transitivo direto: "quem compromete" compromete algo (a formação dos filhos/objeto direto).
 
Nesse caso, não ocorre crase, pois não há termo transitivo indireto que exija a preposição "a": comprometem + a formação = comprometem a formação.
 
LETRA "B"-ERRADA A indisciplina nas salas de aula aumentou a partir do momento em que as mídias divulgaram a necessidade de dar maior liberdade aos estudantes.
 
Não ocorre crase antes de verbo no infinitivo. "partir" é um verbo no infinitivo, logo não há crase antes dessa palavra.
 
LETRA "C"-ERRADA A atenção e a motivação são condições que levam a pessoa a pensar e agir de forma satisfatória para desenvolver o processo de aprendizagem.
 
No trecho acima, o verbo levar é transitivo direto e indireto: "quem leva" leva alguém (a pessoa) "a" alguma coisa (a pensar e agir de forma satisfatória/objeto indireto).
 
Nesse caso não há crase porque antes de pessoa não há preposição "a": levam + a pessoa = levam a pessoa.
 
LETRA "D"-ERRADA As famílias e as escolas encontram-se, na atualidade, frente a jovens com quem não conseguem estabelecer um diálogo produtivo.
 
No trecho acima, "frente a é uma locução prepositiva terminada com a preposição "a". A ausência de crase, nesse caso, deve-se à ausência de artigo definido "as" antes de jovens: frente a + jovens = frente a jovens.
 
LETRA "E"-CORRETA As escolas chegaram a etapa em que os professores estão cada vez mais com dificuldade para exercer o seu importante papel de ensinar.
 
No trecho acima, o verbo chegar é transitivo indireto: "quem chegou" chegou "a" alguma coisa (a etapa.../objeto indireto).
 
A crase, nesse caso, é o resultado da contração da preposição "a", exigida por "chegou", com o artigo definido feminino "a" que determina o substantivo "etapa": chegaram a + a etapa = chegaram à etapa.

Gabarito: Letra E

Enviar um comentário

0 Comentários