MICROECONOMIA - INTRODUÇÃO


Durante muito tempo os economistas procuraram descobrir o que é que determina os valores das coisas. Daí terem surgidos duas teorias.
A teoria objetiva (principalmente devida a David Ricardo) diz que o valor de um bem resulta dos esforços ou do trabalho necessário à sua obtenção. Essa teoria foi bastante útil para subsidiar as ideias socialistas do século XIX. A ideia é que um objeto que necessita de oito horas de trabalho possui o dobro do valor de outro que exige apenas 4 horas de trabalho.
Enquanto isso, a teoria subjetiva, vincula o valor de um bem à sua utilidade e sua escassez, ou seja, às preferências das pessoas. A ideia é que um bem só tem valor se satisfaz a uma necessidade ou desejo do consumidor.
Os economistas Stuart Mill e Alfred Marshall reuniram os dois enfoques ao proporem que o valor de cada bem resulta do custo de produção (associado ao esforço e ao trabalho) e da sua preferência (associado a necessidade).
Como escreveu Marshall: ‘’Da mesma forma que não se pode afirmar se é a lamina inferior ou superior de uma tesoura que corta o papel, também não se pode discutir se o valor e os preços são governados pela utilidade ou pelo custo de produção’’.
Se esta frase for analisada na atualidade, como exemplo pratico podemos citar os tablets. O Ipad, por exemplo, é caro porque sua fabricação tem um custo elevado ou porque ele apresenta muitas vantagens que nos, consumidores, acabamos pagando seu preço. É difícil julgar até onde o preço do Ipad é proveniente do custo e até onde ele é derivado de sua utilidade.
O valor de um bem também pode ser colocado de duas formas. Há o valor de uso e o valor de troca.
O valor de uso é o valor que se dá a um bem, pelo que ele contém, por algo intrínseco a ele, pela utilidade que proporciona. Exemplo: a fotografia de um ente querido que morreu. Para muitos não tem preço.
O valor de troca é o valor que o bem assume considerando-se o seu custo e a sua utilidade. É o próprio valor de mercado. Exemplo: o valor do saco de feijão.
Uma realidade da economia em que os bens oferecidos no mercado têm preço. O preço é definido como o valor de um bem expresso em moeda. Segundo a economia, o preço dos produtos resulta de um equilíbrio entre duas forças: a oferta (que representa o esforço ou os custos de produção) e a procura, ou demanda (que representa a utilidade).
Falaremos mais sobre as duas forças que determinam o valor e o preço dos bens: a procura e a oferta mais adiante.

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