55 - Suponha uma economia com apenas dois países que comercializam entre si. Suponha também que um dos países (denominado país exportador) forneça um subsídio à exportação, em termos de uma soma fixa por unidade. Em um contexto de equilíbrio parcial, qual dos cenários abaixo está de acordo com tal instrumento de política comercial?
(A) No país exportador, os produtores são beneficiados, mas os consumidores acabam prejudicados, pois o preço local aumenta, enquanto a quantidade exportada cresce.
(B) Os termos de troca melhoram, visto que o preço das exportações se reduz no mercado estrangeiro, tornando a indústria do país estrangeiro mais competitiva.
(C) O efeito líquido sobre o bem-estar é positivo, visto que os ganhos dos produtores superam a perda dos consumidores.
(D) O aumento subsequente do volume de exportações tende a compensar a perda provocada pela piora inicial dos termos de troca.
(E) Tal política gera uma distorção apenas no consumo, sem gerar distorções na produção, visto que a elevação da produção compensa o aumento do preço interno.
Resolução:
Vamos pensar por partes.
Se determinado país oferece subsídios para um produtor qualquer (tecidos por exemplo) , eles está estimulando a exportação do mesmo. Se o governo me ajuda a exportar tecidos eu vou aumentar minha produção deste.
Se é mais vantajoso exportar do que vender para o mercado interno, a maior parte da produção vai para o estrangeiro.
Isso diminui a quantidade de tecidos no país e, consequentemente, acarreta em aumento de preço (oferta e demanda). Por outro lado, os produtores conseguem aumentar seus lucros pois o governo está comprando uma parte de sua produção.
Gabarito: Letra A
Enviar um comentário
0 Comentários