CVM (2010) - ANALISTA DE MERCADO DE CAPITAIS - OBJETIVA 1 - QUESTÃO 31

31- O sistema financeiro nacional engloba instituições  cujas operações sejam caracterizadas por:

a) modelagem e negociação de derivativos.
b) captação de recursos da poupança interna e externa.
c) intermediação financeira.
d) circulação de valores mobiliários.
e) operações denominadas em moeda e diferidas no tempo.

Resolução:

A questão faz referência às operações realizadas no âmbito do sistema financeiro nacional, e não à definição do sistema financeiro nacional. Dessa forma toda a análise deve ser feita comparando-se o disposto no enunciado às assertivas. 

Sabe-se que o mercado financeiro é subdividido em mercado monetário, de crédito, de capitais e de câmbio. 

Para cada uma destas subdivisões existe uma relação com os prazos e a forma das operações, ou seja, como se dividem os vencimentos e o interstício de tempo entre cada um dos fluxos correspondentes à contratação dos recursos. 

No mercado monetário, por exemplo, são realizadas operações de concessão de recursos de curtíssimo e curto prazo, a exemplo das trocas de fundos entre as instituições financeiras bancárias. Já no mercado de crédito são realizadas operações de curto e médio prazo, a exemplo da concessão de empréstimos de capital de giro às empresas e de financiamentos aos consumidores.

Finalmente, no mercado de capitais, são realizadas captações de recursos de médio e longo prazo, a exemplo das captações de recursos via emissão de debêntures. 

Toda captação enseja uma correspondente denominação em moeda, sendo o fluxo de pagamento diferido ao longo do prazo de duração das operações.

Gabarito: Letra E

Enviar um comentário

0 Comentários