BNDES (2013) - ECONOMISTA - QUESTÃO 64
O suposto básico do modelo de Lewis é que o setor rural tem excesso de população e a produtividade do trabalho é muito baixa. A produtividade marginal do trabalho rural é praticamente nula, o que significa que a emigração de trabalhadores do campo para a cidade não provoca diminuição do produto agrícola.
Produz-se, assim, no setor urbano um “círculo virtuoso”: poupança > investimento > emprego, que não se vê interrompido por tensões salariais nem por falta de trabalhadores. Por este motivo o crescimento do setor industrial – urbano está garantido até que o setor rural de baixa produtividade fique despovoado, o que implicará no fim da situação de subdesenvolvimento.
Resumindo:
O modelo assume que uma economia em desenvolvimento tem um excedente de trabalho improdutivo no setor agrícola.
Estes trabalhadores são atraídos para o setor industrial em crescimento, onde salários mais elevados são oferecidos.
Ele também assume que os salários no setor industrial são fixos. Empresários do setor manufatureiro geram lucro, porque eles cobram um preço acima do salário fixo (CMg).
O setor urbano é industrializado e lucrativo. Parte dos lucros é poupada e investida em bens de capital. Esse maior investimento eleva a PMgL, aumentando, sistematicamente a demanda por trabalho.
Enviar um comentário
0 Comentários