FCC - Agente Fiscal de Rendas (SEFAZ SP)/2006

Considere a seguinte curva de possibilidades de produção para uma determinada economia fictícia, onde Y e X são os únicos bens produzidos na economia.



É correto afirmar que 

a) os pontos A, B e D representam combinações de produção de Y e X em que todos os recursos produtivos disponíveis estão sendo utilizados. 

b) a economia poderá atingir o ponto C se houver um aumento na disponibilidade de seus recursos produtivos e/ou por meio de inovações tecnológicas. 

c) só é possível atingir os pontos A e B, a partir do ponto D, se houver um aumento na disponibilidade de recursos produtivos na economia. 

d) somente o ponto A representa o pleno emprego dos fatores produtivos, pois é o ponto mais alto da curva. 

e) os pontos A e B, no curto prazo, representam maiores potenciais de crescimento econômico (elevação do produto interno bruto) em relação ao ponto D.

Resolução:

Para falar sobre Curva de Possibilidade de Produção, precisamos lembrar do seguinte gráfico:



Ora, por esse gráfico, é possível saber que os pontos sobre a curva de possibilidade serão considerados, necessariamente, pontos eficientes. A razão para isso é que, independentemente das quantidades dos bens que você está produzindo, você estará utilizando todos seus fatores (terra, capital e trabalho) disponíveis. Vale ainda lembrar que pontos no interior serão considerados ineficientes e pontos fora da curva serão considerados de tecnologicamente inviáveis.

Vamos ver item a item agora?

Veja que a letra (A) não pode ser correta uma vez que, a partir do que foi visto acima, pontos dentro da curva de possibilidade de produção não são considerados eficientes já que não utilizam todos os recursos disponíveis na economia. Veja ainda que o ponto D está no interior da curva, e não sobre a curva.

A letra (B), por sua vez, é a letra correta. Veja que para que seja possível alcançar um ponto fora da curva de possibilidade de produção caso existe um avanço tecnológico ou ainda um aumento em algum dos fatores produtivos.

Em seguida, e letra (C) é falsa por afirmar que os pontos A e B só serão atingíveis, a partir de D, se houver um aumento dos recursos. Na verdade, esses pontos serão alcançáveis caso exista uma maior eficiência no uso dos fatores, o que não implicará em aumento do volume dos fatores disponível.

A letra (D) é falsa porque tanto o ponto A quanto o ponto B são eficientes no que diz respeito à utilização plena dos fatores produtivos.

Finalmente, a letra (E) é falsa uma vez que os pontos eficientes da curva de possibilidade de produção (no caso, A e B) não mostram possibilidade de crescimento. Apenas pontos fora da curva que são alcançados através de avanços tecnológicos apresentam possibilidades de crescimento para a economia.

Gabarito: Letra B


Enviar um comentário

0 Comentários