AFRFB (2014) - Conhecimentos Específicos - QUESTÃO 13

13 - Com relação às assertivas a seguir, pode-se afirmar que: 

I. Os Ativos Não Circulantes Mantidos para a Venda, devem ser depreciados normalmente até a data da venda, e os encargos financeiros, se verificados, devem ser reconhecidos como custo de operação e contrapostos aos ingressos de caixa obtidos ao final da operação. 

II. Os Ativos Não Circulantes Mantidos para a Venda, uma vez identificados, devem estar disponíveis para a venda imediata nas condições em que se encontram desde que a recuperação do seu valor contábil esteja firmemente atrelada à geração de caixa por uso contínuo. 

III. No Balanço Patrimonial os Ativos Não Circulantes Mantidos para a Venda e os passivos a eles relacionados devem ser compensados e apresentados em um único montante no Balanço Patrimonial. 

Assinale a opção correta.
a) Todas são verdadeiras. 
b) Somente I é falsa. 
c) Somente III é verdadeira. 
d) Todas são falsas. 
e) Apenas a II é verdadeira.

Resolução:

Essa questão cobrou a literalidade do CPC 31 – Ativo Não Circulante Mantido para Venda e Operação Descontinuada, veja:

 I. Falso 

“25. A entidade não deve depreciar (ou amortizar) o ativo não circulante enquanto estiver classificado como mantido para venda ou enquanto fizer parte de grupo de ativos classificado como mantido para venda. Os juros e os outros gastos atribuíveis aos passivos de grupo de ativos classificado como mantido para venda devem continuar a ser reconhecidos.” 

II. Falso 

“6. A entidade deve classificar um ativo não circulante como mantido para venda se o seu valor contábil vai ser recuperado, principalmente, por meio de transação de venda em vez do uso contínuo.” 

III. Falso 

“1. Os ativos que satisfazem aos critérios de classificação como mantidos para venda sejam: b) apresentados separadamente no balanço patrimonial e que os resultados das operações descontinuadas sejam apresentados separadamente na demonstração do resultado. “

Gabarito: Letra D

Enviar um comentário

0 Comentários