AFRFB (2014) - Conhecimentos Específicos - QUESTÃO 6

6 - A empresa Orion S.A. realizou a contagem de seus estoques (inventário físico), em 31 de outubro de 2013. O auditor foi contratado para realizar a auditoria das Demonstrações Contábeis de 31 de dezembro de 2013. Em relação ao inventário, deve o auditor: 

a) validar a posição apresentada nas demonstrações contábeis de 31 de dezembro de 2013, uma vez que foi atendida a exigência de inventariar os estoques, uma vez ao ano. 

b) solicitar nova contagem de inventário em 31 de dezembro de 2013 ou na data do início dos trabalhos de auditoria, sendo sempre obrigatória sua presença e participação na contagem física e aprovação dos procedimentos de inventário. 

c) exigir que seja elaborada nota explicativa evidenciando a posição do inventário em 31 de outubro de 2013, ressalvando a posição do inventário em 31 de dezembro de 2013, esclarecendo que não houve contagem das posições de estoques entre 31 de outubro e 31 de dezembro de 2013. 

d) executar procedimentos para obter evidência de auditoria de que as variações no estoque, entre 31 de outubro de 2013 e 31 de dezembro de 2013, estão adequadamente registradas. 

e) limitar sua avaliação a posição de estoques apresentada em 31 de outubro de 2013, restringindo o escopo de seu trabalho na área de estoques, aos saldos apresentados nesta data.

Resolução:

Como o auditor foi contratado para realizar a auditoria das Demonstrações Contábeis de 31 de dezembro de 2013, ele deve analisar a situação da entidade à época do início da auditoria. 

Diante disso, o auditor deve obter evidências que demonstrem que as variações ocorridas entre a última contagem de estoques e o início de seus trabalhos estão registradas de forma adequada. Sendo assim, o gabarito da questão é letra "d". 

Não existe nenhuma exigência prevista nas normas de que o inventário deve ser realizado apenas uma vez ao ano. Portanto, a alternativa “a” está errada. 

A presença e participação na contagem física e aprovação dos procedimentos de inventário não são obrigatórias. Caso existe evidências fortes de que a entidade auditada possa burlar seu inventário, aí sim a presença física e a aprovação dos procedimentos seriam importantes. Portanto, a letra “b” está errada. 

O auditor independente não pode exigir ou determinar a elaboração de notas explicativas à administração. Portanto, a letra “c” está errada. 

Limitar sua avaliação a posição de estoques apresentada em 31 de outubro de 2013 pode prejudicar o objetivo do auditor independente, que é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Portanto, a letra “e” está errada.


Gabarito: Letra D

Enviar um comentário

0 Comentários