BACEN - 2013 - ÁREA 3 - QUESTÃO 85

85 - Se o VaR (value at risk) associado a dois riscos segue uma distribuição normal, então o VaR da soma dos dois riscos será maior que a soma dos VaR de cada um desses riscos.

Resolução:

O value at risk é um método para avaliar o risco em operações financeiras que resume o risco de um instrumento financeiro ou o risco de uma carteira de investimento em um montante financeiro que representa a pior perda esperada em um dado horizonte de tempo. Por exemplo, o VaR de determinada carteira pode apresentar a perda máxima em um período de 1 mês, dado determinado nível de confiança.

No estudo da teoria de carteiras, caso 2 ativos diferentes tenham correlação menor do que 1, exista a oportunidade de diversificar risco usando combinações desses 2 ativos. Ou seja, a carteira com os dois ativos irá apresentar risco mais diversificado do que os ativos individualmente.

A única forma de misturar essas 2 carteiras e não diversificar nada de risco é quando elas possuem correlação igual a +1. Nesse caso, o risco da carteira final será a ponderação do risco de cada uma das carteiras que compõe. Como consequência, o VaR da carteira final seria igual à soma do VAR de cada uma das carteiras. No entanto, este é um caso único, e não a regra.

Caso a correlação entre as carteiras seja menor do que 1(o que se aplica a maioria dos casos), o VAR da carteira final será menor do que a soma do VAR de cada uma das carteiras isoladamente. Logo, o VAR da soma de 2 riscos será no máximo igual à soma do VAR de cada um desses riscos.

Gabarito: Errado

Enviar um comentário

0 Comentários