STN - 2013 Analista de Finanças e Controle - Questão 7 (específica)

7 - Desde o Plano Real, estabilidade monetária tem sido um dos objetivos centrais da política econômica. Indique qual dos seguintes itens não faz parte dos poderes e instrumentos que têm sido usados ativamente pelos governos para garantir o controle da inflação. 

a) Grande flexibilidade para contingenciar despesas orçamentárias. 

b) A ausência de restrições no uso de receitas orçamentárias. 

c) Grande capacidade de arrecadação de tributos. 

d) Facilidade de manter uma coalizão de apoio no Congresso, permitindo ao Executivo grande sucesso para aprovar sua agenda de políticas. 

e) Liberdade para o Banco Central perseguir estabilidade monetária apesar de não haver independência formal da autoridade monetária.

Resolução:

Apesar da teoria econômica convencional destacar o controle da emissão monetária e dos gastos públicos como medidas de controle a inflação, existem outras destacadas abaixo.

Vamos analisar cada alternativa.

a) De fato há flexibilidade em contingenciar as despesas, devido ao fato autorizado do orçamento público, ou seja, as despesas ali descriminadas não possuem garantia ou obrigação de serem realizadas, o que auxilia o controle da inflação através do controle da demanda agregada.

b) Incorreto, pois caso o governo utilize todas as receitas orçamentárias em despesas orçamentárias provavelmente exercerá política fiscal expansionista, que não auxilia no controle da inflação. 

c) A possibilidade de arrecadar mais tributos pode ''esfriar'' a atividade econômica e, deste modo, controlar a expansão da inflação.

d) Característica política e institucional de controle à inflação, ou seja, com apoio político e facilidade em aprovar medidas, o governo pode viabilizar a adoção de políticas recessivas para controlar a inflação.

e) Exatamente, pois o principal objetivo do BC é manter a estabilidade monetária, mesmo não havendo independência formal.

Gabarito: Letra B

Enviar um comentário

0 Comentários