STN - 2013 Analista de Finanças e Controle - Questão 36 (específica)

36 - A hipótese de expectativas racionais considera que: 

a) em sua versão fraca, os agentes usam as informações passadas e os agentes não comentem erros sistemáticos. 

b) o valor esperado da inflação é igual à inflação efetiva e a covariança dos erros igual a zero. Assim, a principal hipótese é de que a política monetária tem pleno efeito sobre o produto e os preços da economia. 

c) a curva de Phillips é vertical, tanto no curto quanto no longo prazo, de modo que os desvios ocorrem apenas em função de choques não antecipados. 

d) em sua versão forte, considera que os agentes só levam em conta as informações do passado. 

e) a curva de Phillips é horizontal no curto prazo.

Resolução:

A hipótese das expectativas racionais considera que os agentes utilizam a experiência e todas as informações disponíveis para formular um modelo sobre o comportamento econômico. Deste modo, eles reagem de modo racional à adoção de políticas econômicas previamente anunciadas, ou esperadas, e adequam suas expectativas, anulando em certo grau a efetividade deste política.

Se aplicada a curva de Phillips, esta hipótese resulta em curva vertical tanto no curto como no longo prazo, pois uma determinada política monetária com o objetivo de reduzir o desemprego e, consequentemente, aumentar a inflação, é antecipada pelos agentes já no curto prazo, de modo que a efetividade da política é anulada. 

Em resumo, se considerada a teoria das expectativas racionais, a política monetária expansionista resultaria em aquecimento da economia, com elevação da demanda por trabalho. No entanto, como os trabalhadores antecipam este movimento e passam a exigir de antemão salários maiores, o aumento da demanda por trabalho logo é reduzido, não provocando mudanças no emprego, mas sim aumento nos preços e, consequentemente, inflação. 

Este conceito é apresentado na letra C.

Vamos ao erro dos demais itens:

a) o item afirma que os agentes utilizam as informações passadas, o que é incorreto. Os agentes não só utilizam as informações passadas como todas as outras possíveis, assim como se antecipam a possíveis mudanças na política econômica, quando esperadas.

b) na hipótese das expectativas racionais, a política monetária tem efeito nulo sobre o produto, ao passo que afeta apenas o nível de preços; ademais, o valor da inflação é exatamente o seu valor esperado, com a covariância dos erros igual a zero.  

d) idem ao item ''a'', pois os agentes consideram todas as informações disponíveis, além das mudanças esperadas na condução da política econômica, tanto na versão fraca como na versão forte.

e) como ja explicado, a curva de Phillips é vertical no curto prazo.

Gabarito: Letra C

Enviar um comentário

0 Comentários