BNDES (2011) - ECONOMISTA - QUESTÃO 53
Letra A é verdadeira.
Antes do plano Real, a economia apresentava um processo inflacionário crônico decorrente dos planos de estabilização fracassados e da dinâmica de ajuste das expectativas dos agentes econômicos. Com o lançamento do plano Real em 1994, o processo inflacionário desapareceu dado que os indexadores monetários foram eliminados e novos instrumentos de controle - ancora monetária e ancora cambial - passaram a ditar as regras para evitar que o processo inflacionário se fizesse presente novamente.
Letra B é falsa.
Na fase heterodoxa do plano Collor, a taxa de juros era passiva e se movia de acordo com a oferta monetária. Na fase ortodoxa do plano Collor, a taxa de juros passou a ser um instrumento ativo para tentar controlar a inflação. Porém, com o descontrole monetário sobre a economia e o processo inflacionário crônico, nem as taxas de juros estratosféricas eram capazes de deter a hiperinflação. Com o advento do Plano Real, as taxas de juros mantiveram-se altas devido a sua natureza ativa, porém em níveis menores do que observado no plano Collor.
A assertiva C é falsa.
Em decorrência da abertura comercial com reduções de tarifas promovida no início do governo Collor, o excesso de importações frente às exportações deteriorou profundamente a balança comercial brasileira. Na ausência de um fluxo de capitais que possibilitasse a manutenção de um déficit em transações correntes, o BC foi forçado a intervir no mercado cambial promovendo uma forte desvalorização da moeda. Com o fracasso do plano Collor I, a fase ortodoxa do plano preocupou-se apenas em manter a taxa real de câmbio fixa de modo a evitar pressões inflacionária em decorrência das importações. Tal medida reduziu as importações brasileiras e ajudou a promover um ajuste das contas externas brasileiras, mesmo diante de um processo hiperinflacionário e que se mostrou essencial para o ajuste feito pelo plano Real.
A assertiva D é falsa.
Durante o plano Collor houve um acumulo de divisas internacionais, enquanto que no plano Real a utilização das divisas para manter a estabilidade levou à redução da mesma.
A assertiva E é falsa.
Houve uma correção do déficit em conta corrente durante o plano Collor em vista da política cambial - manutenção do câmbio real fixo. Já no plano Real, o câmbio semifixo juntamente com ancora cambial incentivou às importações e o saldo em conta corrente passou a ser deficitário.
Gabarito: Letra A
Enviar um comentário
0 Comentários