38 - O modelo pós-keynesiano de fragilidade financeira, desenvolvido por Hyman Minsky, aponta que os bancos, como captadores de depósitos a vista (obrigações), estão sempre sujeitos a ter que financiar seus passivos a todo instante, o que leva estas instituições a diversificar suas fontes de captação para mitigar o risco de descasamento entre ativo e passivo em situações de retiradas excessivas de recursos pelos depositantes. Um dos principais pilares desse modelo é:
a) o acúmulo de ativos com alta liquidez, apesar da baixa rentabilidade, tornam-se uma estratégia fundamental de hedge dessas instituições, tornando a preocupação com liquidez inerente à natureza da instituição bancária.
b) a política monetária não possui nenhum efeito sobre o comportamento do setor bancário.
c) as técnicas de administração de passivo e a introdução de inovações financeiras não confere ao sistema bancário a capacidade de contornar as restrições impostas em função de uma política monetária restritiva.
d) a administração de ativos e passivos pelos bancos não levam em consideração a preferência pela liquidez destas instituições.
e) a administração do passivo está sujeita apenas ao volume de reservas exigidas pelas autoridades monetárias.
Resolução:
A hipótese da fragilidade financeira posta por Mynski possui, em resumo, os seguintes pressupostos:
1 - Economia com sistema financeiro desenvolvido que alterna momentos de prosperidade com momentos de depressão.
2 - Os agentes financeiros desenvolvem estes ciclos na busca da satisfação de seus interesses próprios, de modo que os ciclos econômicos são endógenos.
3 - Os períodos de depressão podem assumir a forma de bolhas especulativas ou deflações, com forte impacto na economia produtiva.
4 - As instituições, as políticas econômicas estabilizadoras ou anticíclicas, ou mesmo o mecanismo autorregulador do mercado tendem a corrigir estes períodos turbulentos por períodos com estabilidade, propícios ao surgimento de um novo ciclo de crescimento e nova onda especulativa.
Nesse contexto, os bancos podem ser surpreendidos por resgates inesperados ou acentuada redução dos depósitos a vista nos momentos de depressão, motivos que resultam em estratégias de manutenção de ativos com alta liquidez, mesmo que apresentem taxa de remuneração baixa para fins de hedge, como quer a letra a.
Vamos aos erros das demais alternativas:
b) a política monetária possui efeito sobre o comportamento do setor bancário, através do multiplicador monetário, entre outros fatores.
c) o setor bancário continuamente desenvolve novas técnicas e inovações financeiras com o intuito de contornar restrições da política monetária.
d) a administração de recursos leva em conta a preferência pela liquidez.
e) Incorreto, pois o passivo monetário do sistema bancário apresentam outras contas além das reservas exigidas pela autoridade monetária.
Gabarito: Letra A
Enviar um comentário
0 Comentários