BNDES (2011) - ECONOMISTA - QUESTÃO 55
No início dos anos 1970, o modelo desenvolvimentista adotado durante o milagre dava sinais de esgotamento e os desequilíbrios macroeconômicos - aceleração da inflação, deterioração da balança comercial, piora da desigualdade social e etc. - tornavam-se cada vez mais evidentes. Pressionado, o novo governo apostou na continuidade da política expansionista promovendo o II PND como o carro-chefe na busca pela expansão da capacidade ociosa industrial brasileira.
Do ponto de vista econômico, os anos de 1970 ficaram marcados pelo:
a) esgotamento das politicas adotadas na época do milagre econômico;
b) pela opção do governo brasileiro em promover a retomada do crescimento implantando o II PND em resposta às pressões políticas da época;
c) pelos choques do petróleo que num primeiro momento foram ignorados pelo governo brasileiro, mas que logo depois mostraram o custo econômico desta negligencia - principalmente no final na década de 1970 e por toda década de 1980;
d) pela aceleração da inflação, mesmo num contexto de crescimento econômico;
e) pela evidente constatação de que o crescimento econômico, tanto da época do milagre quanto o proporcionado pelo II PND, não foi capaz de atenuar as desigualdade econômicas da sociedade brasileira;
f) pela crise econômica que atingiu o Brasil no final da década de 1970, proporcionado pelos efeitos da elevada dívida externa e do segundo choque do petróleo.
A assertiva A é falsa. Vide comentários preliminares.
A assertiva B é verdadeira. O objetivo principal do II PND era reeditar o milagre econômico. Para tal, adotou-se uma política que buscava ampliar a capacidade ociosa da industria via processo de substituição de importações.
A assertiva C é falsa. Vide comentários preliminares.
A assertiva D é falsa. Durante o II PND, optou-se por não utilizar a política cambial para conter as importações dando preferência à política comercial. Tal medida conseguiu reduzir o nível de importações, mas não o suficiente para fazer frente ao rápido crescimento do déficit em transações correntes. Além disso, a ineficiência das políticas econômicas adotadas durante o período e em decorrência dos efeitos dos choques do petróleo fizeram com que as reservas estrangeiras se esgotassem e deteriorasse o balanço de pagamentos.
A assertiva E é falsa. A base de crescimento durante o II PND foi a industria com destaque para o setor de transformação e construção.
Gabarito: Letra B
Enviar um comentário
0 Comentários