STN - 2013 Analista de Finanças e Controle - Questão 41 (específica)

41 - No que concerne às hipóteses de Ciclo de Vida e de Renda Permanente (HCV-RP), todas as informações a seguir estão corretas, exceto: 

a) a hipótese HCV-RP assume que a propensão marginal a consumir da renda permanente é substancialmente superior à propensão marginal a consumir da renda transitória, o que leva os indivíduos a manterem os seus perfis de consumo relativamente suaves (smooth) durante a vida. 

b) segundo o modelo de Ciclo de Vida, um aumento da renda permanente das famílias levará a um aumento da taxa de poupança. 

c) de acordo com o modelo de Renda Permanente, uma valorização das ações em bolsa de valores pode elevar o nível de consumo. 

d) entende-se por restrição de liquidez a situação em que o consumidor estiver impedido de tomar empréstimos para financiar o consumo corrente com base na expectativa de uma renda futura maior. 

e) a hipótese do Ciclo de Vida sugere que a distribuição etária da população e a taxa de crescimento da economia são fatores determinantes da poupança agregada.

Resolução:

As duas hipóteses apresentadas na questão apresentam variações na determinação do consumo, dada variações na renda presente e futura, no nível de riqueza e na taxa de juros.

Vamos aos itens:

a) Item Correto, pois os indivíduos tendem a consumir mais da renda permanente, enquanto a renda transitória é destinada para a poupança; deste modo, a PMg a consumir da renda permanente é superior à PMg a consumir da renda transitória;

b) Segundo o modelo de Ciclo de Vida, o aumento da renda permanente elevará o consumo das famílias, pois esta é a renda por elas consumida (o aumento da renda transitória aumentaria a taxa de poupança). Item Incorreto.

c) Exatamente, pois, como apresentado acima, o consumo é função da renda presente e futura, da taxa de juros e da riqueza (aqui incluído as ações); deste modo, ao passo que o valor das ações se eleva, o consumo provavelmente aumentará. Item Correto.

d) Este é o conceito de restrição de liquidez; ao passo que o agente possui a expectativa de aumento futuro da renda, ele pode aumentar o consumo presente através do financiamento via empréstimo lastreado no aumento da renda futura; deste modo, quando isto não é possível, o agente possui restrição de liquidez.

e) O modelo de ciclo de vida se baseia na hipótese de que a distribuição etária da população influencia na determinação da poupança, pois em uma faixa etária intermediária os agentes poupam mais (estão em idade ativa), enquanto que na camada superior da faixa etária eles despoupam, pelo fato de estarem inativos; a taxa de crescimento da economia também influencia na determinação da poupança, pois crescimento elevado aumenta a renda disponível e consequentemente  a poupança.

Gabarito: Letra B

Enviar um comentário

0 Comentários