STN - 2013 Analista de Finanças e Controle - Questão 25 (específica)

25 - De acordo com a versão simplificada do CAPM, aplicada a qualquer ativo, o beta de um ativo representa: 

a) o risco diversificável do ativo. 

b) o risco de crédito do ativo. 

c) o coeficiente de correlação do ativo com o mercado. 

d) o risco de liquidez do ativo. 

e) o risco não diversificável do ativo.

Resolução:

Podemos escrever a equação do CAPM da seguinte forma: Ri = Rf + b(Rm + Rf), onde Ri é o retorno do ativo i, Rf é o retorno do ativo livre de risco, (Rm-Rf) é o prêmio de risco (ou seja, o excedente do retorno do mercado sobre o retorno do ativo livre de risco) e b é o índice de risco sistemático (risco não diversificável). Recordando que o risco de qualquer ativo pode ser decomposto em risco sistemático e risco não sistemático , a equação acima transcrita nos passa uma condição de importância ímpar no mundo das finanças.

Tal equação confirma a conclusão de que o risco sistemático é o único ingrediente importante da determinação de retornos esperados, e que o risco não sistemático não representa função alguma. Em outras palavras, o investidor é remunerado por assumir risco sistemático. Não é a variância total dos retornos que afeta os retornos esperados, mas somente aquela parte da variância dos retornos que não pode ser eliminada com a diversificação de investimentos.

Este resultado tem um forte significado econômico, pois, se os investidores puderem eliminar todo o risco não sistemático por meio de diversificação, não haverá razão para serem remunerados, em termos de retorno mais alto, por assumi-lo.

Gabarito: Letra E

Enviar um comentário

0 Comentários