ESAF - Analista de Comércio Exterior/Grupo 2/2012 - Específica - Questão 35

35 - O governo de determinado país decidiu estabelecer uma quota máxima (limite de quantidade) de importação para um determinado bem que não possui equivalentes nacionais. Pode-se afirmar que essa política 

a) prejudicará os produtores externos desse bem independentemente das características da demanda doméstica. 

b) beneficiará os produtores externos do bem caso a demanda doméstica do mesmo seja inelástica. 

c) beneficiará os produtores externos do bem caso a demanda doméstica do mesmo seja elástica. 

d) prejudicará os produtores externos do bem caso a oferta do mesmo seja inelástica. 

e) beneficiará os consumidores locais.

Resolução:

Na questão, você deverá notar que, com a imposição da quota de importação, o governo estará limitando a quantidade ofertada dentro do país uma vez que o país não produz equivalentes nacionais.

A letra (A) afirma que os produtores externos serão prejudicados independentemente das características da demanda doméstica, o que não é verdadeiro. Veja que, caso a demanda seja elástica, de fato, com a redução da quantidade ofertada e o posterior aumento de preços. Contrariamente, caso a demanda por esse bem seja inelástica, haverá um ganho para os produtores do bem, já que com a redução da quantidade, haverá um aumento de preços e, como a demanda não terá reduções substanciais, um aumento dos lucros.

Veja que o raciocínio acima é exatamente visto na letra posterior, (B). Assim, a resposta correta da questão é justamente essa alternativa.

A assertiva (C) diz que os produtores externos serão benefícios se a demanda for elástica. Como visto acima, esse fato não é verdadeiro já que, com a redução da quantidade ofertadas, haverá um aumento de preços e, dado que a demanda é elástica, ela reagirá substancialmente a esse movimento, fazendo com que a quantidade de equilíbrio diminua a ponto de reduzir os lucros das empresas. 

A letra (D) não é verdadeira pois mesmo que a oferta seja inelástica, o fato do país doméstico limitar o seu volume de compras, isso não implicará em redução dos lucros já que existirão outros países dispostos a comprar esse produto.

Finalmente, a alternativa (E) é incorreta por afirmar que os consumidores locais serão beneficiados. Pelo que foi visto acima, esses consumidores não serão beneficiados com esse tipo de política. 

Gabarito: Letra B


Enviar um comentário

0 Comentários