TCE RO 2013 - ECONOMIA - ESPECÍFICAS - Questão 92

Normalmente o Estado intervém na economia quando os mercados são imperfeitos, quando existem externalidades ou quando é preciso oferecer bens públicos à população. Julgue os próximos itens, que versam sobre o Estado regulador e suas políticas econômicas.

92 Governos que permitem discriminação de preços por parte dos monopolistas estão aumentando as perdas de excedentes dos consumidores.

Resolução:

Aqui só há uma interpretação razoável para o fato de o gabarito da questão ser "errado".

Pode-se argumentar que o fato de os governos permitirem discriminação de preços não faz efetivamente com que esta aumente por parte dos monopolistas, já que não há efetivamente uma maneira precisa de se proibir esta prática porque há inúmeras formas de discriminar preços.

O que ocorre é que a discriminação de preços tem apenas um objetivo: capturar o excedente do consumidor.

Assim, caso se tenha a percepção de que o fato de o governo permitir discriminação de preços faz com que esta prática aumente, então o gabarito do item deveria ser "certo".

Vejamos a explicação de Pindyck:

"Todas as estratégias de preço que examinaremos têm uma coisa em comum: são formas de captar o excedente do consumidor e transferi-lo para o produtor. Você pode entender essa afirmação por meio da figura 11.1. Suponhamos que a empresa vendesse toda a sua produção por um único preço. Para poder maximizar seus lucros, ela deveria utilizar o preço P* com sua correspondente quantidade Q*, na interseção entre suas curvas do custo marginal e da receita marginal. Embora a empresa pudesse assim se tornar mais lucrativa, seus administradores ainda poderiam se perguntar se não seriam capazes de torná-la ainda mais lucrativa."


Gabarito: Errado

Enviar um comentário

0 Comentários