TCE RO 2013 - ECONOMIA - ESPECÍFICAS - Questão 94

Normalmente o Estado intervém na economia quando os mercados são imperfeitos, quando existem externalidades ou quando é preciso oferecer bens públicos à população. Julgue os próximos itens, que versam sobre o Estado regulador e suas políticas econômicas.

94 Uma empresa competitiva precisa de intervenção do Estado caso os preços de mercado em curto prazo sejam menores que os seus custos totais médios.

Resolução:

Não há intervenção estatal que seja eficiente neste caso.

A teoria econômica apresenta uma explicação simples e bastante intuitiva para esta situação.

Como em concorrência perfeita há livre entrada e saída de firmas no mercado, o fato de uma firma estar produzindo com custos totais médios superiores ao preço fará com que esta feche no longo prazo.

No curto prazo, a firma deixará de produzir apenas se a receita for insuficiente até mesmo para pagar os custos variáveis.

Caso os prejuízos se mantenham no longo prazo, a firma simplesmente saíra do mercado.

Se os custos totais médios forem superiores ao preço apenas para a firma, então temos um caso de ineficiência particular e a firma simplesmente sairá do mercado como já fora exposto.

No caso de isso acontecer de maneira recorrente entre diversas firmas no setor, o que ocorrerá é que haverá uma saída expressiva de firmas do mercado, o que reduzirá a oferta total no setor e o preço de equilíbrio subirá.

De qualquer forma, um mercado de concorrência perfeita se caracterizada exatamente pelo auto ajuste, de maneira que a intervenção do governo não é necessária, tampouco benéfica.

Gabarito: Errado

Enviar um comentário

0 Comentários