TCE RO 2013 - ECONOMIA - ESPECÍFICAS - Questão 95

Normalmente o Estado intervém na economia quando os mercados são imperfeitos, quando existem externalidades ou quando é preciso oferecer bens públicos à população. Julgue os próximos itens, que versam sobre o Estado regulador e suas políticas econômicas.

95 Uma empresa em um mercado competitivo com lucro econômico zero em longo prazo está obtendo um retorno normal sob o investimento feito; ou seja, ela deve permanecer no negócio.

Resolução:

Esta é a condição natural de longo prazo num mercado competitivo.

Quando dizemos que uma empresa está obtendo lucro econômico zero na teoria microeconômica, queremos dizer que não há lucros extraordinários.

Isso significa que o lucro é suficiente (e não mais que isso) para remunerar todos os fatores de produção e o investimento feito.

Desta forma, alcança-se um equilíbrio de longo prazo, em que não há motivos para que firmas entrem ou deixem o mercado.

Vejamos, senão, a definição de Pindyck:

"Lucro econômico nulo: Quando uma empresa entra em um negócio, ela o faz na expectativa de obter um retorno sobre o investimento. Um lucro econômico nulo significa que ela está obtendo um retorno normal - isto é, competitivo - sobre o investimento feito. Esse retorno normal, o qual faz parte do custo de uso do capital, é o custo de oportunidade da empresa por usar seu dinheiro para adquirir capital em vez de investi-lo em outra aplicação. Assim, uma empresa que está obtendo lucro econômico nulo está tendo um resultado tão bom investindo em capital quanto teria se aplicasse seus recursos monetários de outra forma. Como essa empresa está, assim, tendo um desemprenho adequado, ela deve permanecer no negócio. Uma empresa que está obtendo lucro negativo, porém, deve considerar a possibilidade de sair do negócio se não há expectativa de que seu quadro financeiro melhore. Em mercados competitivos, como veremos mais adiante, o lucro econômico tende a se igualar a zero. Tal tendência não significa que as empresas do setor apresentem desempenho insatisfatório, mas, em vez disso, que o setor é competitivo."

Gabarito: Certo

Enviar um comentário

0 Comentários