ANATEL - 2014 - ESPECIALIDADE: ECONOMIA - Questão 54

No que se refere às situações de monopólio e de oligopólio, julgue os próximos itens.

54 O poder de monopólio se baseia na capacidade de a firma definir o preço acima do custo marginal. O quanto um preço supera o custo marginal depende do inverso da elasticidade de demanda que a firma defronta.

Resolução:

A capacidade que a firma tem de definir o preço acima do CMg é que chamamos de mark-up.

Se numa concorrência perfeita o preço é igual ao preço de mercado, no inverso disso, o poder de monopólio será tanto maior quanto maior for a diferença entre o preço e o CMg.

Num monopólio, há um único ofertante e, portanto, a demanda com que a firma se depara é a própria demanda de mercado. Assim, quanto mais elástica for a demanda (quanto mais sensível a variação no preço) maior será a dificuldade que o monopolista enfrentará para colocar os preços muito acima do CMg.

Assim, a questão também acerta ao dizer que o quanto o preço supera o CMg depende do inverso da elasticidade de demanda, já que quanto menor for a elasticidade da demanda, maior será o poder de mark-up da firma.

Senão, vejamos a seguinte manipulação algébrica.

Temos que o lucro é máximo quando CMg = RMg

RMg = P + Q.dP/dQ, onde d é igual à variação.

Logo, RMg = P + P.(Q/P).(dP/dQ)

Sabendo que a elasticidade da demanda (eD) é dada por (P/Q).(dP/dQ), temos que esta é exatamente o inverso da segunda parte da equação de RMg acima.

Assim, temos que RMg = P + P(1/Ed)

Como RMg = CMg em lucro máximo, temos que:

CMg = P + P(1/Ed) ou

(P-CMg)/P = -1/Ed

Temos que o lado esquerdo da equação é o mark-up sobre o CMg apresentado como um percentual do preço. Já o lado direito é o inverso da elasticidade da demanda.

Essa foi uma comprovação matemática, mas o mais importante é ter em mente o conceito comprovado por ela. Quanto mais elástica for a demanda, pior para o monopolista, pois o seu poder de mark-up será menor.

Gabarito: Certo

Enviar um comentário

0 Comentários