CESGRANRIO - Profissional Básico (BNDES)/Economia/2007

Em 1984 a inflação no Brasil atingiu percentuais acima de 200% a. a.. Alguns economistas defendiam o ponto de vista de que tal situação era causada pelo chamado "conflito distributivo". Segundo os proponentes desse diagnóstico, 

a) o "conflito distributivo" ocorria, fundamentalmente, entre o setor público e o setor privado, o primeiro, aumentando os impostos e o segundo, aumentando os preços. 

b) o "conflito" poderia ser resolvido através de um Pacto Social, obtido com uma plena redemocratização do país e a formação de um governo de coalisão. 

c) o controle rigoroso do deficit orçamentário do setor público levaria à resolução do "conflito distributivo". 

d) os grupos sociais causadores do conflito deveriam ser contidos e excluídos do processo de redemocratização que estava ocorrendo. 

e) apenas a dolarização da economia poderia resolver o "conflito", pois os preços e os custos em dólar ficariam estáveis com a taxa de câmbio estável.

Resolução:

Em relação ao debate sobre as causas da inflação no Brasil da década de 1980, havia uma unanimidade entre os teóricos sobre a necessidade de promover a desindexação da economia brasileira, porém a forma de como fazê-la estava longe de ser consensual. Dentre as propostas de desindexação que estavam sendo discutidas à época, encontra-se a proposta do Pacto Social defendida por economistas do PMDB e da Unicamp. Para seus defensores, a inflação brasileira era resultado de disputas setoriais em relação à uma participação maior sobre renda agregada - o chamado conflito distributivo. Como cada grupo buscava para si uma parcela maior da renda, a soma de todas as reivindicações era superior ao produto efetivo. A cada momento, uma parcela da população conseguia aumentar sua fatia na renda real através da reivindicação de um aumento de seus rendimentos (seguindo os exemplos, os empresários subiam os preços de seus produtos), corroendo o ganho real obtido pelo primeiro, e assim sucessivamente. Para os economistas do PMDB, o fim do conflito distributivo somente seria alcançado numa democracia, em um governo de coalização, pois assim seria possível convencer empresários e trabalhadores de que a estabilização era bem maior. Isto é, bastaria que todos concordassem em não aumentar seus preços por um determinado período para dar fim à inflação.

Dadas as considerações inciais, tem-se que a assertiva B está correta e as demais incorretas.

Gabarito: Letra B

Enviar um comentário

0 Comentários