ESAF - Analista de Planejamento e Orçamento (MPOG)/Planejamento e Orçamento/2010

Com relação à dívida externa brasileira, não é correto afirmar: 

a) o processo recente do endividamento externo brasileiro inicia-se principalmente em 1968. 

b) no período 1974/1979, em que a dívida externa atingiu, aproximadamente, US$ 40 bilhões, destacaram-se as captações feitas pelo setor público - este processo ficou conhecido como a estatização da dívida externa brasileira. 

c) no final de 1982, o Brasil foi obrigado a recorrer ao Fundo Monetário Internacional (FMI), em busca de empréstimos compensatórios e aval para a negociação da dívida externa. 

d) em 1994, o Brasil concluiu um acordo de reestruturação da dívida externa, nos moldes do Plano Brady. 

e) em 1990, foi firmado novo acordo de princípios para negociação da dívida externa, que ficou conhecido como Plano Nacional de Financiamento, aprovado pelo Congresso Nacional.

Resolução:

a) Em 1968 a economia brasileira encontrava-se no período do milagre econômico; os investimentos destes período foram, em parte, financiados por recursos externos, dando início ao período recente da dívida externa;

b) Neste período, destacam-se as captações das empresas públicas, as quais, devido a sua credibilidade externa, captavam no mercado externo a taxas menores e transferiam estes recursos ao orçamento público; por isto o termo estatização da dívida externa.

c) De fato, o Brasil recorreu ao FMI em 1982 com este objetivo.

d) A restruturação da dívida em 1994 tinha como objetivo sanar os débitos do Brasil com o resto do mundo a partir de um receituário liberal de controles das contas públicas, estabilidade monetária, entre outras medidas afins, nos moldes do Plano Brady.

e) Não houve, em 1990, este plano citado pelo item. INCORRETO.

Gabarito: Letra E

Enviar um comentário

0 Comentários