FCC - Analista Desenvolvimento Gestão Júnior (METRO SP)/Economia/2014

Economia é conhecida como a “ciência das escolhas”, pois se notabiliza pelo auxílio aos agentes no enfrentamento de dilemas cotidianos que afetam, inclusive, a esfera da definição de objetivos econômicos de um país. NÃO reflete algum tipo de conflito entre objetivos macroeconômicos: 

a) a curva de Engel. 
b) o hiato do produto. 
c) a sustentabilidade ambiental. 
d) a curva de Phillips. 
e) a equidade e eficiência econômicas.

Resolução:

Questão que versa sobre os “trade-offs” da teoria econômica. 

Analisemos as alternativas, buscando a incorreta: 

a) a curva de Engel. 

Aqui já está o nosso gabarito, pessoal! A curva de Engel não apresenta um dilema de escolha. Ela apenas relaciona o consumo de um bem a variações na renda. Para bens normais, por exemplo: o consumo aumentará conforme aumenta a renda do indivíduo. Senão, vejamos sua representação gráfica:



Alternativa Incorreta 

b) o hiato do produto. 

Aqui, há relações de dilemas na escolha macroeconômica. Senão, vejamos a definição de Ana Cláudia Além em Macroeconomia:

“Para descobrir se há excesso de demanda, é preciso calcular a diferença entre o produto potencial ⎯ aquele que é atingido quando os fatores de produção estão plenamente empregados ⎯ e o produto efetivo, o realmente observado. Essa diferença e o hiato do produto.”

O produto potencial a que Além se refere é um produto compatível com uma taxa natural de desemprego. 

Nas tentativas de baixar ainda mais a taxa de desemprego e fazer crescer ainda mais a demanda agregada, o governo incorre num custo de elevação da taxa de inflação ao promover um hiato positivo no produto. 

Alternativa Correta

c) a sustentabilidade ambiental. 

Também está certo! 

Na economia moderna, há claramente um trade-off entre crescimento e sustentabilidade ambiental. A utilização de petróleo, por exemplo, implica em danos consideráveis ao meio ambiente. O que ocorre é que esta ainda é a principal fonte de energia na produção global. Reduzir estes danos ambientais implica numa aceitação de redução da produção e do crescimento econômico, ao menos no curto prazo. 

Alternativa Correta 

d) a curva de Phillips. 

Novamente correto! 

A Curva de Phillips apresenta um dilema entre inflação e desemprego. Desenvolvida no início do século XX pelo economista de mesmo nome, a curva explica que maiores taxas de inflação estão associadas a menores taxas de desemprego e vice-versa. Sendo assim, um governo precisaria reduzir o emprego e a demanda agregada para gerar menos instabilidade de preços. 

Vejamos sua representação gráfica:



Alternativa Correta 

e) a equidade e eficiência econômicas. 

Está correto também! O mercado é capaz de proporcionar, em regra, a máxima eficiência econômica na alocação dos recursos da economia. O que ocorre é que estes equilíbrios ótimos muitas vezes não estão associados a uma distribuição considerada justa pela sociedade. 

Neste sentido, cabe ao governo realocar os recursos de maneira a gerar mais equidade na distribuição de renda. 

No entanto, para gerar mais equidade é necessária a intervenção do governo e esta gera menos eficiência, perda de produtividade e menor crescimento, em tese. 

Alternativa Correta 

Gabarito: Letra A

Enviar um comentário

0 Comentários