NCE e FUJB (UFRJ) - Inspetor da Comissão de Valores Mobiliários/2008

Ao comprar ou vender uma ação, o investidor é influenciado por diversos fatores. Na discussão sobre a melhor forma de avaliar o potencial de uma ação, há duas escolas bastante distintas: a da análise fundamentalista e a da grafista. Assim, uma das características da análise grafista é: 

a) avaliar o valor justo ou intrínseco de uma ação, a partir da análise de aspectos macro e microeconômicos; 

b) observar todos os aspectos que influenciam a movimentação do preço de uma ação; 

c) pressupor que todos os fatores que possam afetar o preço de mercado de um ativo estão refletidos no seu preço; 

d) realizar uma avaliação retrospectiva da empresa, baseando-se em seu desempenho econômico-financeiro; 

e) ser precisa na determinação do melhor momento para a compra e venda de uma ação.

Resolução:

Na análise grafista ou técnica é observado exclusivamente o comportamento do preço do ativo sem levar em consideração outros fatores, como aspectos econômicos ou setoriais. Sendo o pressuposto que o preço do ativo já está impactado por todos os fatores, a análise do comportamento do seu preço ao longo do tempo é suficiente para determinar o potencial de valorização ou desvalorização.

As alternativas A,B e D relacionam-se a características da análise fundamentalista. Por esta busca-se, fundamentalmente, avaliar a saúde financeira da empresa, levando-se em conta os fatores que possam impactar o valor de seus ativos. A partir da análise dos fundamentos da empresa, é possível projetar os resultados da empresa e determinar os valores dos seus ativos.

A alternativa E está errada pois nenhuma das técnicas (grafista ou fundamentalista) determina com precisão o melhor momento para compra ou venda de uma ação.

Gabarito: Letra C

Enviar um comentário

0 Comentários