CESPE - Auditor do Tribunal de Contas da União/2007

O estudo da microeconomia, que analisa o comportamento individual dos agentes econômicos, é fundamental para se avaliar a tomada de decisão no que se refere às questões econômicas. A esse respeito, julgue os itens a seguir. 

A redução dos preços das TVs de plasma concomitante ao aumento da produção desse bem é incompatível com a existência de uma curva de oferta, de curto prazo, positivamente inclinada.

Resolução:

Suponha que, inicialmente, a curva de oferta de curto prazo seja aquela em azul abaixo. A curva de demanda está em verde, de modo que o equilíbrio se dá em (P1, Q1). 

Qualquer mudança no preço e/ou na quantidade faz com que a gente ande sobre a curva. Isso, é claro, supondo que todos os demais fatores sejam constantes (como preços de insumos, tecnologia, entre outros). 

Logo, variando o preço, a quantidade ofertada varia no mesmo sentido, pois estamos percorrendo a curva azul.


Para conseguir que quantidade e preços variem em sentidos opostos, precisamos de algo diferente. Precisamos deslocar a curva inteira. Isso ocorre se algum dos fatores que supusemos constante sofrer alguma variação. Como exemplo, suponha que houve avanço tecnológico. 

Ok, então iniciamos sobre a curva azul. Em seguida, há avanço tecnológico, que muda a curva de oferta, deslocando-a para a direita (em vermelho).

O novo ponto de equilíbrio é (P2,Q2). Observem que tivemos aumento na produção (Q2>Q1), com redução de preços (P2<P1).

Assim, foi possível termos curvas de oferta de curto prazo positivamente inclinadas (retas em vermelho e em azul), e, além disso, aumento na produção e redução de preços. 

Isso ocorreu porque não nos deslocamos ao longo de uma mesma curva de oferta. Deslocamos a curva inteira, que é o que ocorre em caso de avanço tecnológico. 

Resumindo: antes do avanço, a curva de oferta de curto prazo era positivamente inclinada. Depois do avanço, continuou sendo positivamente inclinada, mas mudou de lugar, o que alterou o ponto de equilíbrio, baixando o preço e aumentando a quantidade. Portanto, as duas coisas não são incompatíveis.

Gabarito: Errado

Enviar um comentário

0 Comentários