ESAF - Analista de Finanças e Controle (STN)/Econômico-Financeira/2000

A partir das identidades macroeconômicas básicas, pode-se estabelecer uma relação entre déficit orçamentário do governo e o saldo em conta corrente de um país. A partir dessa relação, assinale a opção correta. 

a) Alterações no déficit orçamentário do governo somente causam mudanças no saldo em transações correntes do país se tais alterações decorrem exclusivamente de alterações nos investimentos públicos e desde que a diferença entre poupança e investimento privado permaneça constante. 

b) Uma redução do déficit orçamentário do governo, independentemente de ocorrerem ou não variações na diferença entre poupança e investimento privado, melhora o saldo em transações correntes do país. 

c) Uma redução do déficit orçamentário do governo melhora o saldo em transações correntes do país, desde que a diferença entre poupança e investimento privado permaneça constante. 

d) Alterações no déficit orçamentário do governo somente causam mudanças no saldo em transações correntes do país se tais alterações decorrem exclusivamente de alterações nos investimentos públicos, independentemente de ocorrerem ou não variações na diferença entre poupança e investimento privado. 

e) Alterações no déficit orçamentário do governo somente causam mudanças no saldo em transações correntes do país se tais alterações decorrem exclusivamente de alterações na poupança do governo e desde que a diferença entre poupança e investimento privado permaneça constante.

Resolução:

Com base no sistema de contas nacionais pode-se descrever uma economia aberta sob a ótica da utilização da renda e da distribuição das despesas podem ser representadas, respectivamente, da seguinte forma:





Em que Y representa o PIB, C representa o consumo das famílias, S representa a poupança das famílias, I representa os investimentos, G representa os gastos do governo, T representa os tributos arrecadados, X o valor das exportações, M o valor das importações, PNB é o produto nacional bruto e RLEE é a renda líquida enviada ao exterior. Das identidades apresentadas, pode-se deduzir a seguinte identidade macroeconômica:

I=SP+SG+SE=S+(TG)+(M+RLEEX)

Em que SP=S representa a poupança privada, SG=(T−G) representa a poupança do governo e SE=(M+RLEE−X) representa a poupança externa. Vale a pensa fazer uma ressalva: desconsiderando-se a hipótese de financiamento do governo através da emissão de dívida pública, a poupança do governo (SG) corresponde à arrecadação tributária (T) menos o consumo do governo (CG), isto é, não inclui os investimentos públicos (IG). Portanto, o resultado fiscal do governo, pode ser reescrito as seguinte forma:

(TG)=(TCGIG)=(SGIG)

Por sua vez, no lado do balanço de pagamentos, tem-se que o saldo do balanço de transações correntes é chamado de poupança externa do país. Quando há déficit em transações correntes, há poupança externa positiva. Quando há superávit em transações correntes, há poupança externa negativa.

Por sua vez, no lado do balanço de pagamentos, tem-se que o saldo do balanço de transações correntes é chamado de poupança externa do país. Quando há déficit em transações correntes, há poupança externa positiva. Quando há superávit em transações correntes, há poupança externa negativa. 

Dadas as considerações preliminares, infere-se que se há déficit orçamentário, então os investimentos públicos superam o nível de poupança do governo. Contudo, uma redução no nível do déficit orçamentário pode advir de uma redução dos investimentos públicos ou a partir do aumento da poupança pública. Logo, as assertiva A, D e E não estão corretas.

Agora, o déficit orçamentário (−SG) pode ser reescrito utilizando-se as contas definidas anteriormente como:

SG=(SPI)+SE

Logo, se a relação (SP−I) permanecer constante, então uma redução no déficit orçamentário deverá ser compensada por uma redução na poupança externa para manter a igualdade, isto é, deverá haver uma melhora no saldo da balança de transações correntes. Caso (SP−I) possa variar, não é possível inferir nada a respeito do efeito de uma redução do déficit orçamentário sobre a poupança externa, isto é, sobre o saldo em transações correntes. Portanto, a assertiva C está correta e a assertiva B está incorreta.

Gabarito: Letra C

Enviar um comentário

0 Comentários