ESAF - Analista do Banco Central do Brasil/Geral/2001

Considere os seguintes dados, em unidades monetárias: 

- exportações de bens e serviços não fatores = 100; 
- importações de bens e serviços não fatores = 200; 
- renda líquida enviada ao exterior = 50; 
- poupança líquida do setor privado = 250; 
- depreciação = 10; 
- saldo do governo em conta corrente = 70; 
- variação de estoques = 80. 

Com base no sistema de contas nacionais, é correto afirmar que a formação bruta de capital fixo é igual a: 

a) 400 
b) 150 
c) 250 
d) 350 
e) 500

Resolução:

Com base no sistema de contas nacionais pode-se descrever uma economia aberta sob a ótica da utilização da renda e da distribuição das despesas podem ser representadas, respectivamente, da seguinte forma:






Em que Y representa o PIB, C representa o consumo das famílias, S representa a poupança das famílias, I representa os investimentos, G representa os gastos do governo, T representa os tributos arrecadados, X o valor das exportações, M o valor das importações, PNB é o produto nacional bruto e RLEE é a renda líquida enviada ao exterior. Das identidades apresentadas, pode-se deduzir a seguinte identidade macroeconômica:


I

Em que SP=S representa a poupança privada, SG=(T−G) representa a poupança do governo e SE=(M+RLEE−X) representa a poupança externa. Vale ressaltar que (T−G) é covenientemente denominado de resultado do governo devido à diferenciação entre poupança do governo – tributos menos consumo corrente do governo – e investimentos do governo. Em geral, as contas nacionais não fazem essa distinção, de modo que (T−G) representa o saldo da conta corrente do governo.

Ademais, sabe-se que o investimento líquido corresponde ao investimento bruto menos a depreciação e valor total dos investimentos corresponde à formação bruta de capital mais as variações de estoque. Isto é:





Logo:




Portanto, a assertiva A está correta e as demais incorretas.

Gabarito: Letra A

Enviar um comentário

0 Comentários