ESAF - Analista de Finanças e Controle (STN)/Econômico-Financeira/2008

A privatização e a abertura econômica marcam importantes mudanças implementadas na economia brasileira, especialmente nos anos 90. Caracteriza essas reformas apenas a afirmativa: 

a) os impactos da abertura comercial e da privatização foram pequenos, pois a privatização não propiciou a diminuição da dívida pública brasileira e a abertura comercial se restringiu a negociações de liberalização comercial com os países do Mercosul. 

b) entre as razões que justificaram as privatizações, está a diminuição da capacidade estatal em fazer os investimentos necessários à ampliação das empresas estatais e dos serviços por elas fornecidos. 

c) a abertura econômica foi caracterizada por ser uma abertura parcial, já que se restringiu aos aspectos comerciais, não afetando, por exemplo, as transações relativas ao Balanço de capitais. 

d) após a abertura comercial, foram gerados déficits comerciais que só foram revertidos depois do Plano Real. 

e) a privatização brasileira foi uma das maiores privatizações do período, tendo alcançado todas as empresas produtivas dos setores Siderúrgico, de Petróleo e Gás, Petroquímico e Financeiro do governo federal.

Resolução:

Vamos às alternativas:

Letra A) A privatização reduziu bastante a dívida pública, não só pelo dinheiro que entrou, mas também porque as empresas eram deficitárias para o governo, que não praticava uma gestão eficiente. A abertura comercial se deu com países do mundo todo, não só com o Mercosul.

Letra B) Perfeito. O governo não conseguia adequar as empresas à competitividade do mercado.

Letra C) Ao contrário, o Brasil se abriu tanto para mercadorias como para investimentos financeiros.

Letra D) Os primeiros anos do Plano Real causaram déficit, como resultado da valorização no Real. Nossos produtos ficaram caros, as importações baratas, e a balança comercial ficou negativa, até que se desvalorizasse o câmbio.

Letra E) Todas!? Claro que não! A Petrobras, por exemplo, continua como fazendo parte da Administração Pública indireta. É uma sociedade de economia mista. A União detém o controle acionário. Banco do Brasil ídem. Como mais um exemplo, temos a Caixa Econômica Federal, esta uma empresa pública, com capital inteiramente público.

Gabarito: Letra B

Enviar um comentário

0 Comentários