CESPE - Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações/Economia/2014
Mercado de Capital Eficiente é conceituado como o mercado no qual os preços dos ativos transacionados refletem plenamente todas as informações disponíveis aos agentes econômicos.
Segundo Assaf Neto (2010), as mais importantes hipóteses do Mercado Eficiente são:
- Nenhum agente econômico é capaz de influenciar, individualmente, os preços negociados.
- O mercado é constituído de agentes racionais, que agem de modo a obter os maiores retornos pra certo nível de risco.
- Todas as informações estão disponíveis de maneira livre e gratuita.
- O acesso ao crédito é ilimitado.
- Os ativos negociados são perfeitamente divisíveis e negociáveis sem restrição.
- As expectativas dos investidores são homogêneas.
Quando se diz que um mercado é racional, quer-se dizer que os preços atuais dos ativos refletem com certa precisão as expectativas dos investidores sobre os fluxos de caixa futuros descontados a valor presente, ou seja, se há discrepância sistemática entre o preço da ação e seu valor obtido através dos seus fluxos de caixa descontados, então, o mercado é irracional.
Com o objetivo de verificar a hipótese da racionalidade do mercado, alguns estudiosos, dentre eles Shiller (1981), aplicaram o Teste de Volatilidade.
Ao aplicar o Teste de volatilidade, Shiller baseou-se na hipótese de que, se um mercado é eficiente, a variação do preço real de uma ação deve corresponder, em certa medida, a um preço teórico cujo valor depende tão somente da variação dos seus determinantes fundamentais. Então, comparou graficamente, ao longo de um período, o preço real das ações com o seu preço teórico, aquele que, em tese, deveria ter sido estabelecido em um mercado perfeitamente racional.
Enviar um comentário
0 Comentários