ESAF - Analista de Finanças e Controle (STN)/Econômico-Financeira/2013

Se o mercado da ação de uma empresa for eficiente, pode ser afirmado que: 

a) os mercados das ações com riscos idênticos também serão eficientes, nas formas fraca e semiforte, mas não na forma forte. 

b) o risco da ação será igual ao do ativo livre de risco. 

c) o retorno esperado do investimento nessa ação será igual ao custo de oportunidade. 

d) o risco da ação será igual ao da carteira teórica de mercado. 

e) os investidores não se interessarão por operar no mercado dessa ação.

Resolução:

Um mercado de capitais eficiente é entendido como aquele onde o preço da ação sempre reflete todas as informações disponíveis e é igual ao valor justo ou valor intrínseco de mercado da empresa. Além disso, nenhum investidor no mercado tem o monopólio de informações que possam afetar o preço da ação. Ou seja, nenhum (ou poucos) analista(s) teria(m) condições de prever o futuro de maneira acurada e eficiente, de forma a bater o mercado, sistematicamente. A teoria do mercado eficiente sustenta três níveis de eficiência:

(1) fraca, quando os preços refletem toda a informação contida nos preços anteriores;

(2) semi-forte, quando os preços refletem toda a informação publicamente disponível; e

(3) forte, quando os preços refletem toda a informação relevante, incluindo a informação privilegiada.

Teoricamente, a tendência é que os mercados sejam cada vez mais eficientes, quer pela maior disseminação de informações, quer seja pela existência de regras mais claras e transparentes nas operações. Cabe também destacar que mercados mais desenvolvidos tendem a ser mais eficientes. Assim como os preços dos ativos mais líquidos tendem a refetir melhor as informações. Um ponto interessante a ser comentado é que a idéia de eficiência de mercado não implica que os preços devam ser estáticos. Pelo contrário, ela determina que as mudanças nos preços dos ativos sejam aleatórias e devem refletir imediatamente a incorporação de novas informações nos preços. Assim, o que está por trás desse conceito é justamente a idéia de racionalidade, pois num modelo de racionalidade os preços dos ativos só mudariam em virtude de novas informações.

Neste sentido, a hipótese da eficiência dos mercados estaria bastante relacionada à hipótese do passeio aleatório, de modo que ambas, de um modo ou outro, defendem que o movimento de preços da ação de uma empresa, por exemplo, dar-se-ia apenas por motivos não previsíveis (aleatórios) ou, no linguajar dos teóricos do mercado eficiente, por notícias efetivamente novas, que alterariam do modo praticamente instantâneos os preços da ação. Deste modo, seria impossível a realização sistemática de transações que visassem se aproveitar da discrepância momentânea entre o preço do ativo e seu preço justo. Assim, caso o mercado da ação de uma empresa for eficiente, podemos afirmar que retorno esperado nessa ação não pderá ser superior ao retorno usual nessa economia, qual seja, o custo de oportunidade. Alternativa CORRETA, portanto, Letra C.

Gabarito: Letra C

Enviar um comentário

0 Comentários