FCC - Analista Judiciário (TRT 16ª Região)/Apoio Especializado/Estatística/2014 1

Cada ensaio de um determinado experimento aleatório pode resultar em sucesso com probabilidade 0,4 ou fracasso com probabilidade 0,6. Seja X a variável aleatória que representa o número de ensaios, desse tipo, independentes, até a ocorrência do primeiro sucesso. Baseado em X, o seguinte jogo foi proposto a um jogador que irá participar do experimento: ganha 20 reais se X assumir o valor 3, perde 5 reais se X assumir o valor 2 e não ganha nada se X assumir qualquer valor diferente de 2 ou 3. Se o jogador paga K reais para participar desse jogo, o valor de K para que o lucro médio do jogador seja igual a zero é, em reais, igual a

a) 1,50. 
b) 2,50. 
c) 1,84. 
d) 1,20. 
e) 1,68.

Resolução:

De modo geral, a chance de que sejam necessárias "n" repetições para se obter "r" sucessos é dada por:
onde "p" é a chance de sucesso em cada repetição.
Calculando para X = 3 :
Calculando para X = 2 :
Para qualquer outro valor de X:
Agora vamos revisar a regra do jogo:

  • Se X = 3, o jogador ganha 20 reais
  • Se X = 2, o jogador perde 5 reais
  • Para qualquer outro valor de X, o jogador não ganha nada
O valor que o jogador espera obter é então:
Para que na média o lucro seja zero, o jogador deve pagar exatamente o que espera ganhar no jogo. Ou seja, o jogador deve pagar R$ 1,68.

Gabarito: Letra E

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