FEPESE - Analista Financeiro do Tesouro Estadual (SEF SC)/2010

Quanto ao CDB, é incorreto afirmar: 

a) Estes certificados de depósitos bancários são títulos nominativos emitidos pelos bancos e vendidos ao público como forma de captação de recursos. 

b) O CDB pré-fixado não possui nenhuma restrição em relação a resgates antecipados, enquanto o CDB pós-fixado não pode ser resgatado antecipadamente. 

c) No CDB pré-fixado, o cliente já sabe quanto vai receber no vencimento do título, pois o percentual de remuneração é definido no fechamento da aplicação. No CDB pós-fixado, a remuneração do título é composta por um percentual do CDI, porém não é possível saber o valor futuro deste índice, ou informar o valor que será resgatado no seu vencimento. 

d) Os CDBs pré-fixados são títulos que não têm prazo mínimo, não podendo ter o seu vencimento em sábados, domingos, ou feriados. A rentabilidade destes títulos é determinada na hora da aplicação, e portanto, você saberá previamente o quanto irá receber no vencimento. Nos momentos de crise, com tendência à queda das taxas de juros, os bancos darão preferência à captação de recursos em CDB pré-fixado de prazo longo. 

e) Os CDBs pós-fixados podem ser oferecidos pelos bancos com ou sem liquidez diária, rendem de acordo com o desempenho de indicadores como os Certificados de Depósito Interbancário (CDI) ou a Taxa de Referência (TR). Estes títulos são populares em momentos onde existe perspectiva de aumento dos juros.

Resolução:

Os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) são títulos emitidos por uma instituição financeira com a promessa de pagamento de juros até o vencimento do título. São utilizados como funding para as operações de crédito das instituições emissoras.

Feita esta introdução, vamos aos itens:

a) o CDBs são nominativos, ou seja, em sua emissão está registrada o nome do comprador;

b) o item inverteu os conceitos; o CDB pré-fixado possui restrições quanto ao saque antecipado, enquanto que o pós-fixado pode ser resgatado antecipadamente, sendo os juros calculados nada data do saque. Item incorreto

c) o CDB pré-fixado é remunerado por uma taxa de juros previamente fixada, de modo que o investidor e emissor já conhecem de antemão a remuneração; o título pós-fixado, ao contrário, é calculado na data de vencimento da operação por um percentual da taxa de CDI. Item correto

d) o item está correto; a descrição dos CDBs pré-fixados está exata, assim como a preferência dos bancos em captar a taxas pré-fixadas quando os juros estão mais baixos;

e) esta é a característica dos CDBs pós-fixados; de fato, o interesse por este título aumento quando há a expectativa de aumento das taxas de juros, pois, como a remuneração será calculada na data de resgate do título, há a expectativa que elevem o rendimento

GABARITO: LETRA B


Enviar um comentário

0 Comentários