CESGRANRIO - Profissional Básico (BNDES)/Engenharia/2011
II – O conhecimento detalhado da performance no passado da empresa investidora é básico para determinar o custo do financiamento do empreendimento.
III – Os resultados do novo empreendimento e a performance no passado da empresa investidora podem ser separados para diminuir o custo de financiamento do novo empreendimento.
É essencial que as garantias para o financimento sejam o fluxo de caixa do projeto, seus ativos, recebíveis e contratos, e que seja claramente demonstrada a viabilidade do projeto e as receitas que podem ser geradas para garantir o seu retorno, pois o empreendimento deve ser sua própria garantia e ser capaz de convencer os financiadores/investidores de sua viabilidade econômico-financeira, o que independe da condição econômico-financeira individual dos agentes envolvidos, já que os investidores estão é mais preocupados, na realidade, com o fluxo de caixa do referido empreendimento.
Em relação às determinantes dos custos de um project finance, vamos analisar cada uma das afirmações:
I - Dado que a garantia dos recursos emprestados, no caso do Project Finance, é o próprio fluxo de caixa do projeto, torna-se muito importante, para os credores, conhecerem a fundo a operação da projeto e os diversos setores em que o mesmo se estruturará. Neste sentido, cabe aos credores analisarem os riscos de cada das partes do projeto, calculando de maneiras mais exata possível, o retorno esperado do projeto. Assim, a segmentação dos riscos (e dos retornos) do empreendimento podem certamente reduzir seus custos de financiamento. Afirmação CORRETA.
II - O custo do financiamento do empreendimento, a partir de uma estrutura de Project Finance, dá-se preponderantemente, a partir da análise da operacionalidade do próprio empreendimento, e não da análise da performance passada da empresa investidora. Nas palavras de Eduardo Fortuna, em seu livro Mercado Financeiro, o financiamento via Project Finance dá-se pelos méritos do projeto e não pelos méritos da credibilidade do devedor (empresa investidora). Afirmação INCORRETA.
III - Para verificar a veracidade desta afirmação bastaria-nos saber da incorreção da afirmação anterior. Dada a característica da consideração do fluxo de caixa do projeto como determinante dos custos de financiamento, separar a performance passada da empresa investidora (principalmente se a mesma teve experiências não muito frutíferas em seus investimentos) da análise do empreendimento efetivamente tende a reduzir os custos do financiamento do mesmo. Neste sentido, ao considerar que um projeto bem estruturado é muito mais importante que a experiência passada da investidora, verifica-se uma diferença marcante entre o financiamente via Project Finance e o financiamento bancário tradicional, onde as garantias patrimoniais do devedor (e sua performance passada) falam mais alto. Afirmação CORRETA.
Deste modo, estando corretas as afirmações I e III, devemos assinalar a alternativa Letra D.
Enviar um comentário
0 Comentários