CESPE - Analista do Banco Central do Brasil/Área 3 - Política Econômica e Monetária/2013

Com relação às operações de captação e operações ativas praticadas no mercado financeiro brasileiro, julgue o item a seguir.
 
A cessão de créditos pode ocorrer com ou sem coobrigação da instituição cedente, não sendo admitida, nesse tipo de cessão, a recompra a prazo de créditos vincendos anteriormente cedidos.

Resolução:

A cessão de créditos é uma modalidade de financiamento na qual certa instituição financeira pode ceder créditos oriundos de operações de empréstimo, financiamento e arrendamento mercantil, a outra instituição financeira de mesma natureza. A operação tem como princípio básico a compra de direitos creditórios, ou seja, a instituição financeira vende seus créditos a outra instituição financeira, com deságio, obtendo recursos para suas operações ativas.
 
A coobrigação do cliente é uma das formas de garantia prestadas nesta operação de crédito, caracterizada pela responsabilidade de pagar ou de substituir o crédito cedido em caso de inadimplência do tomador ou outras situações previstas no contrato de cessão. Caso o tomador (cliente da instituição financeira que faz a cessão de créditos) não pague os créditos cedidos, a instituição financeira que cede o crédito é obrigada a pagar, ou substituir este crédito por outro.
 
A coobrigação é apenas uma das formas de garantia prestadas. Deste modo, ela pode ser substituída por outra forma de garantia.
 
Quando se opta pela coobrigação, não é admitida a recompra a prazo de créditos vincendos anteriormente cedidos, pois estes valores já foram cedidos à instituição financeira e ainda não estão vencidos
 
GABARITO: CERTO

Enviar um comentário

0 Comentários