ESAF-2010/CVM

Assinale a opção segundo a qual provoca-se incoerência entre os argumentos e/ou incorreção gramatical ao fazer a alteração sugerida na pontuação do texto.

A institucionalização de alguns aspectos morais da sociedade é capaz de transformar completamente uma sociedade, é fato. Transformar certas atitudes e preceitos em hábitos nos leva ao passo contrário do questionamento e da capacidade de reinventar o cotidiano. Por aqui, potencializou-se no decorrer dos anos a necessidade de ostentação.

Patrimônio no Brasil se compreende como quantos carros, móveis e imóveis se possui. Pior, o brasileiro quer possuir esses bens ainda que seus pagamentos sejam arrastados durante anos, num ciclo completamente automatizado. Isso não é construir patrimônio. Pense que essa estratégia envolve diversos custos e que, para manter tal raciocínio vicioso, você precisará estar sempre se vendo assalariado ou com uma fonte fixa de renda. Não sou contra o emprego, sou contra a acomodação. Onde fica a qualidade de vida? Seu maior patrimônio é você mesmo. Qualidade de vida é ter o que você merece, mas também ter responsabilidade e preparo para poder lutar pelo que merece. Qualidade de vida é gastar seu dinheiro com você, desde que você não entre em conflito com você mesmo.

a) Reescrever o final do primeiro período do texto, na linha 2, como: [...] uma sociedade; isso é fato.

 b) Isolar por vírgulas a expressão “no decorrer dos anos” (linha .4-5). 

c) Substituir a conjunção em “Pense que essa estratégia” (linha .9) pelo sinal de dois- -pontos, escrevendo: Pense: essa estratégia. 

d) Substituir a vírgula depois de “Pior” (linha .7) pelo sinal de dois pontos. 

e) Inserir um travessão antes de “ou com uma fonte” (linha .10-11).

Resolução:

Há erro na assertiva (C). No trecho “Pense que essa estratégia envolver diversos custos (...)”, a conjunção integrante denota a existência de uma relação de subordinação entre a oração principal “Pense” e a oração subordinada substantiva objetiva direta “que essa estratégia pode envolver diversos custos (...)”. Ao substituir esse conectivo pelo sinal de dois-pontos, ambas as orações passariam a ser coordenadas assindéticas, isto é, a relação passaria de subordinação para coordenação. Portanto, este é o gabarito da questão.

Nas demais opções: 

A) O sinal de ponto e vírgula é perfeitamente aceitável, pois separa orações coordenadas entre si. 

B) No contexto, a expressão “no decorrer dos fatos” desempenha a função de adjunto adverbial, o qual está deslocado. Sendo assim, é lícito isolá-la por vírgulas. 

D) A troca da vírgula pelo sinal de dois-pontos, após o vocábulo “Pior”, não prejudica o texto, pois introduziria uma explicação do adjetivo destacado. 

E) A inserção de um travessão antes da expressão “ou com uma fonte fixa de renda” colocaria este segmento textual em relevo, sendo lícito esse recurso gramatical. 

Gabarito: Letra C

Enviar um comentário

0 Comentários