CESPE - Analista do Banco Central do Brasil/Contábil-Financeira/2000


Julgue o item que se segue, a respeito de gestão de risco no mercado financeiro e de operações no mercado financeiro.

Risco operacional consiste na dificuldade de um determinado instrumento financeiro ser vendido no tempo desejado, fazendo que a empresa o mantenha em seu ativo e/ou passivo, gerando um comprometimento indesejado de liquidez.

Resolução:


A questão está ERRADA porque fala de Risco de Liquidez e não de Risco Operacional. Pode-se entender Risco de Liquidez como um descasamento entre pagamentos e recebimentos que pode afetar a capacidade de pagamento da instituição. Na questão, a dificuldade em vender determinado instrumento financeiro, mantendo-o de forma indesejada em seu ativo e/ou passivo, constitui um Risco de Liquidez da instituição.


Sobre Risco de Liquidez em concursos, é importante saber duas coisas. O conceito de liquidez e as duas definições de Risco de Liquidez dada pelo Conselho Monetário Nacional na Resolução CMN nº 4.090/2012.

Conceito de liquidez:
Liquidez refere-se à velocidade e facilidade com a qual um ativo pode ser convertido em caixa (dinheiro). Ouro é um ativo relativamente líquido; uma instalação fabril não o é. Na realidade, a liquidez possui duas dimensões: facilidade de conversão versus perda de valor. Qualquer ativo pode ser convertido em caixa rapidamente, desde que se reduza suficientemente o preço. Portanto, quanto mais fácil e rápido for vender um ativo sem que ele perca valor, mais liquido é o ativo.
Definições de Risco de Liquidez, Resolução CMN nº 4.090/2012:
"Art. 2º Para os efeitos desta Resolução, define-se risco de liquidez como:
I - a possibilidade de a instituição não ser capaz de honrar eficientemente suas obrigações esperadas e inesperadas, correntes e futuras, inclusive as decorrentes de vinculação de garantias, sem afetar suas operações diárias e sem incorrer em perdas significativas; e
II - a possibilidade de a instituição não conseguir negociar a preço de mercado uma posição, devido ao seu tamanho elevado em relação ao volume normalmente transacionado ou em razão de alguma descontinuidade no mercado".
Mas, se a questão trata de Risco de Liquidez, então qual a definição de Risco Operacional?

Risco Operacional é definido como o risco de perda resultante da inadequação ou falha de processos internos, de pessoas e sistemas ou de eventos externos. Sua ocorrência se evidência por erros humanos, fraudes praticadas por terceiros ou por empregados, falhas nos sistemas ou processos inadequados.

Gabarito: Errado

Enviar um comentário

0 Comentários