CESPE - Consultor do Executivo (SEFAZ ES)/Ciências Econômicas/2008
"Se for imposta uma alteração, de concentrações ou de temperatura, a um sistema químico em equilíbrio, a composição do sistema deslocar-se-á no sentido de contrariar a alteração a que foi sujeita."
Aplicado inicialmente à química, este princípio foi trazido para a economia por Paul Samuelson, mantendo a mesma ideia inicial, qual seja: dada uma modificação no equilíbrio inicial de um sistema econômico, ele irá se adaptar a uma nova condição de equilíbrio no longo prazo, contrariando as alterações a que foi sujeita.
Trazendo o conceito à questão, a demanda de insumos se torna mais elástica no longo prazo, devido a uma mudança no preço destes insumos. Como os insumos de produção podem ser substituídos no longo prazo, caso um deles aumente de preço, a demanda por ele se reduzirá no longo prazo com o aumento na demanda do insumo substituto.
Assim, um novo equilíbrio de longo prazo será estabelecido, de acordo com o princípio de Le Chatelier.
A questão está errada ao afirmar que a maior elasticidade de longo prazo na demanda de insumos contraria o princípio de Le Chatelier, pois, este é o princípio que explica a maior elasticidade da demanda no longo prazo.
Enviar um comentário
0 Comentários