NCE e FUJB (UFRJ) - Profissional Básico (BNDES)/Comunicação Social/2005

Paul Singer afirma, em Aprender Economia (São Paulo: Contexto, 2004), que "hoje há dois tipos de moeda funcionando no Brasil: moeda legal e moeda escritural" (p. 53). A este respeito e de acordo com o autor, assinale a alternativa correta: 

a) antigamente a moeda legal era emitida por bancos privados; hoje é emitida pelo Banco Central e mantém relação direta com a moeda-mercadoria; 

b) a moeda escritural é constituída por pedaços de papel que não têm nenhum valor em si e que representam uma certa quantidade de metal precioso; 

c) a moeda legal é a que fica nos bancos, sendo por nós movimentada por meio de um instrumento de crédito chamado cheque; 

d) a moeda escritural tem seu volume constituído pelo conjunto de depósitos bancários e é a única aceita nas transações entre países; 

e) a moeda legal é usada para fazer pequenos pagamentos e retira o seu valor de sua quantidade limitada e por ter curso forçado.

Resolução:

Vejamos a definição de moeda escritural e moeda legal:
 
Escritural - Meio de pagamento criado pelos bancos através de suas operações financeiras. Como os bancos emprestam os depósitos de um individuo a outro, cria-se moeda, a qual é representada de maneira escritural. Ou seja, os depósitos bancárias passam a ter valor monetário, de acordo com a confiança no sistema bancário.
 
Legal - É a chamada moeda de curso forçado, cujo valor é derivado de lei e do poder de monopólio dos governos/instituições emissores de moeda. A moeda legal pode ser representada pelo papel moeda ou pelas moedas metálicas tendo, por muito tempo, o lastro em mercadoria (ouro) que, devido a sua quantidade limitada, mantinha o poder de compra da moeda legal estável.
 
Vejamos as alternativas:
 
a) Atualmente a moeda legal não mantém relação como a moeda-mercadoria (ouro), pois o valor da moeda legal é derivado da confiança em seu emissor (governo) e da quantidade em circulação.
 
b) A moeda escritural é constituída por depósitos bancários.
 
c) Os cheques movimentam a moeda escritural.
 
d) Nas transações entre países são aceitos diversos meios de pagamento, como títulos públicos/privados, moeda escritural, moeda legal padrão (dólar), além de outras maneiras como os direitos de saque instituídos pelo FMI e moeda-mercadoria.
 
e) A moeda legal é constituída de papel moeda ou moeda metálica e, por isto, considerada capaz de fazer pequenas transações. As transações de maior valor são realizadas pela moeda escritural (transferências bancárias). Ademais, o valor da moeda legal é derivado da sua quantidade em circulação (quanto maior a quantidade de moeda lega em circulação menor o seu valor) e do curso forçado que possui (instituída por lei).
 
GABARITO: LETRA E

Enviar um comentário

0 Comentários