CESPE - Analista do Banco Central do Brasil/Área 4 - Contabilidade e Finanças/2013

A respeito dos riscos cambial, de liquidez e de crédito, julgue o próximo item.
 
Tratando-se de relação à exigência de capital para a cobertura do risco de mercado, os bancos devem calcular o VaR (value at risk) utilizando a abordagem paramétrica.

Resolução:

A exigência mínima de capital para a cobertura do risco de mercado está disposta no Acordo de Basileia. 
 
Em resumo, o capital mínimo exigido impõe limites à alavancagem dos bancos e funciona como uma margem de segurança para absorver perdas, como, por exemplo, prejuízos em operações de crédito, ou outras relacionadas com o risco de mercado. Caso a perda seja maior que a margem de segurança estabelecida, o banco se torna insolvente, gerando prejuízos para os depositantes, ou até mesmo para a sociedade como um todo.
 
Neste sentido, a margem de segurança é estabelecida pelo conceito de VaR (value at risk), que estabelece a perda potencial, considerando um intervalo de confiança e um período de tempo. Por exemplo, o VaR de R$1 mil com 95% de confiança em 1 dia, diz que, em 95% dos casos, a perda máxima em determinado investimento de risco em 1 dia é de R$ 1 mil.
 
O VaR pode ser avaliado através de dois métodos: (i) VaR Paramétrico, baseado no conhecimento prévio de uma distribuição estatística para fazer o cálculo das perdas financeiras com base em hipótese de comportamento da distribuição de probabilidades dos retornos dos ativos; e (ii) VaR Não Paramétrico, método que se utiliza de simulações para atingir a perda potencial.

A premissa do método VaR paramétrico é que o retorno dos preços dos ativos segue uma distribuição normal. Isso é válido para a maioria dos ativos, porém NÃO SE APLICA ÀS OPÇÕES, cujo valor de mercado NÃO APRESENTA COMPORTAMENTO LINEAR e cujos retornos não se encontram próximos à média padrão. Por causa disso, os bancos devem utilizar o método NÃO PARAMÉTRICO para calcular a exigência mínima de capital.

Em se tratando do cálculo do capital mínimo exigido, o instrumento utilizado é o VaR Não Paramétrico.
 
GABARITO: ERRADO


Enviar um comentário

0 Comentários