CONSULPLAN - Supervisor de Pesquisas (IBGE)/Geral/2009

Suponha que há um mercado onde exista uma única firma e que a mesma esteja realizando discriminação de preço de terceiro grau. Indique a alternativa que representa a expressão dos preços que deverão ser cobrados neste mercado: (Considere que o custo de produção é c(Y1 +Y2) e a RT= PY)

a) P1(Y1)(1−1/|ϵD1) = P2(Y2)(1−1/|ϵD2)

b) P1(1−ϵD1)=P2(1−ϵD2) 

c) P1(1−ϵD1)>P2(1−ϵD2)

d) P1(1−ϵD1)<P2(1−ϵD2)

e) N.R.A

Resolução:

Questão que versa sobre discriminação de preços.
 
Antes de mais nada, pessoal, tenhamos em mente que a discriminação de preços de terceiro grau é aquela em que a firma divide os consumidores em dois ou mais grupos com curvas de demanda separadas e cobra preços diferentes de cada grupo.
 
Em nossa questão, tratemos simplesmente de uma situação em que a firma possui duas curvas de demanda.
 
Podemos ver isso na análise gráfica de Pindyck e Rubinfeld:
 
 
“Os consumidores foram divididos em dois grupos, com curvas da demanda separadas para cada grupo. Os preços e as quantidades ótimos são tais que a receita marginal para cada grupo é a mesma, sendo igual ao custo marginal. Assim, cobra-se P1, do grupo 1, cuja curva da demanda é D1, e cobra-se o preço mais baixo P2 do grupo 2, cuja curva da demanda, D2 é mais elástica. O custo marginal depende da quantidade total produzida, Qr. Observe que Q1 e Q2 são escolhidos de tal forma que RMg, = RMg, = CMg.”
 
Podemos reparar que a firma tem duas curvas de demanda e que a maximização de lucros se dá exatamente no ponto em que cada uma das receitas marginais se iguala ao custo marginal.
 
Assim, no equilíbrio ótimo para a firma, temos:
 

 
Logo:
 

 
O que ocorre é que podemos expressar a receita marginal de uma firma maximizadora é igual ao preço do produto mais o quociente do preço pela elasticidade de preço da demanda.
 
Formalmente:
 

 
Analogamente:
 

 
Como , então:
 

 
Vemos que a nossa resposta é a letra “a”.
 
Não nos esqueçamos que a elasticidade preço da demanda assume um valor negativo.
 
Ao tratar este valor em termos absolutos, o examinador inverteu o sinal dentro dos parênteses.
 
Isso, no entanto, não invalida o gabarito, embora fosse prudente ter mencionado que se está tratando do valor das elasticidades em módulo.
 
De qualquer forma, o resultado é intuitivo: quanto mais inelástica for a demanda, menor será  e, portanto, maior terá de ser o preço para gerar a igualdade entre os dois lados da equação.
 

Gabarito: Letra A



Enviar um comentário

0 Comentários