sociedade de crédito, financiamento e investimento
Depois de tantos filmes, eles ficaram ricos e agora tem tudo que eles gostam: casa (bens), conforto (serviços) e dinheiro para pagar as contas (capital de giro). Como eles tem muito, eles resolveram emprestar para que outras pessoas possam ter o que eles têm (mediante pagamento de juros, é claro!). Então criaram a Shrek Crédito, Financiamento e Investimento Ltda.
Muitas das financeiras não ligadas a bancos fazem parte de conglomerados econômicos e operam como braço financeiro de grupos comerciais ou industriais. É o caso, por exemplo, de algumas lojas de departamento e montadoras de veículos que possuem suas próprias financeiras, concentrando suas operações no financiamento de seus próprios produtos.
São supervisionadas pelo Banco Central.
Tais entidades captam recursos por meio de aceite e colocação de Letras de Câmbio - LC e Recibos de Depósitos Bancários – RDB. Podem, também, as financeiras, realizar repasses de recursos governamentais, financiarem profissionais autônomos legalmente habilitados e conceder crédito pessoal. Não podem manter contas correntes e os seus instrumentos de captação restringem-se às letras de câmbio, que são títulos de crédito sacados pelos financiados e aceitos pelas financeiras para colocação junto ao público.
Lembre: Sherk recebe em dólar (já que é americano) e so aceita pagamento por depósito. Isso vai te fazer lembrar das duas figuras acima e basta associa-las a forma de captação das SCFI.
As letras de câmbio são emitidas pelo mutuário e recebem, por meio de aceite, a coobrigação da Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento. Os recursos assim captados são transferidos aos mutuários (consumidor ou empresa comercial). Na esfera das financeiras, giram as chamadas promotoras de vendas, constituídas, em geral, sob a forma de sociedades civis que servem de elo entre o consumidor final, o lojista e a financeira, por meio de contratos específicos, em que figuram com poderes especiais, inclusive para sacar letras de câmbio na qualidade de procuradores dos financiados e também prestando garantia de credores dos contratos intermediados.
b) Ligadas a conglomerados financeiros;
Enviar um comentário
0 Comentários