QUADRIX - ADI (ABDI)/Nível Superior Sênior/Contabilidade/2013




O balancete de verificação contábil é uma peça que permite ao Contador, antes de encerrar o balanço patrimonial e a demonstração do resultado, ter uma prévia dos saldos das contas e, se necessário, fazer os ajustes. Na peça balancete simples devidamente elaborado, é correto afirmar que:

a) O balancete de verificação poderá ser publicado para efeito de cumprimento da legislação, no lugar do balanço patrimonial, desde que acompanhado das notas explicativas que serão parte integrante do balancete. 

b) Se ocorrer em um lançamento contábil na inversão de contas, logo o balancete não será igual na somatória dos saldos devedores e dos credores. 

c) A soma do saldo das contas de natureza devedora deve ser igual à soma do saldo das contas de natureza credora, sempre. 

d) Com a edição da Lei nº 11.638/07, faz-se necessário, por obrigação legal, o levantamento do balancete de verificação que deverá ser acompanhado das notas explicativas e disponibilizado no site da empresa, como prova de transparência fiscal. 

e) Quando existir diferença a maior a débito, no total do balancete de verificação, pode-se fazer a correção dele creditando a diferença na conta estoques e debitando na conta caixa e bancos, onde sempre se localizam os distúrbios desse tipo.

Resolução:

Uma dica que deixo para vocês é: utilizem o enunciado de questões CORRETAS para gravar definições importantes.

O balancete de verificação contábil é uma peça que permite ao Contador, antes de encerrar o balanço patrimonial e a demonstração do resultado, ter uma prévia dos saldos das contas e, se necessário, fazer os ajustes.

Essa é uma bela explicação do balancete de verificação. Como vemos, ele é a base para elaboração do balanço patrimonial e da demonstração do resultado. Deve apresentar os saldos iniciais e finais e as respectivas contas de acordo com sua natureza. Lembrando que para cada débito deve haver um crédito correspondente, sempre.

Vamos para as alternativas:

a) ERRADO. O balancete de verificação não substitui em hipótese nenhuma o balanço patrimonial Ele apenas serve de base.

b) ERRADO. Se um lançamento for feito invertido, não afetará o resultado final, pois os débitos serão iguais ao créditos.

c) CORRETO. Exatamente, como informado, os débitos e créditos deverão ser iguais, sempre.

d) ERRADO. O balancete de verificação não é obrigatório, como informado. Ele é uma ferramente que ajuda na elaboração das demonstrações contábeis.

e) ERRADO. Nem pensar! Quando houver um lançamento a maior em determinada conta e os saldos não baterem, deve ser feito a correção na respectiva conta, sem interferir nas demais. O cuidado deve ser para que o lançamento equivocado seja corrigido, afinal o saldo final irá bater.

Gabarito: Letra C

Enviar um comentário

0 Comentários