O cross-selling é uma técnica de vendas que incrementa o relacionamento dos clientes com os bancos.
Qual das situações a seguir representa um exemplo de cross-selling?
a) Ao monitorar os hábitos de compra dos clientes, o gerente identifica o perfil de cada grupo de correntista e segmenta toda a carteira da agência.
b) Com base nas informações sobre a família do cliente, provenientes de um empréstimo junto ao banco, seu gerente oferece um seguro residencial.
c) Informações pertinentes sobre o impacto dos impostos nos investimentos disponíveis são apresentadas ao cliente no internet banking.
d) Os clientes preferenciais são selecionados para que a equipe da agência possa efetuar ligações telefônicas agradecendo o relacionamento com o banco.
e) Uma série de vantagens em empresas conveniadas, tais como clínicas, academias e cursos de língua, é oferecida para os clientes especiais.
Resolução do professor Tiago Zanolla:
No Cross Selling, o Vendedor percebe todas as necessidades do Cliente e vende para ele tudo o que complementa o produto que ele veio comprar. Se ele veio comprar um terno, o cliente também compra a camisa, a gravata e o cinto.
Única assertiva que se encaixa no conceito de cross-selling é a letra "B".
Vamos ver do que tratam as demais assertivas:
a) Ao monitorar os hábitos de compra dos clientes, o gerente identifica o perfil de cada grupo de correntista e segmenta toda a carteira da agência.
A assertiva trata da segmentação de clientes. Um segmento de mercado é formado por um grupo específico de consumidores que possuem necessidades, comportamentos de compra e/ou características similares.
Desta forma, segmentação é o processo de dividir o mercado em grupos de potenciais consumidores com necessidades e/ou características similares e que estão propensos a ter um mesmo comportamento de compra.
c) Informações pertinentes sobre o impacto dos impostos nos investimentos disponíveis são apresentadas ao cliente no internet banking.
Trata-de da Publicidade que neste caso visa tornar pública uma informação que seja relevante para os stakeholders da organização.
d) Os clientes preferenciais são selecionados para que a equipe da agência possa efetuar ligações telefônicas agradecendo o relacionamento com o banco.
Trata-se do telemarketing ativo que é aquele no qual a empresa liga para os clientes ou possíveis clientes da empresa.
e) Uma série de vantagens em empresas conveniadas, tais como clínicas, academias e cursos de língua, é oferecida para os clientes especiais.
Trata-se do marketing de frequência. É a oferta de benefícios financeiros ao consumidor, tais como ponto de fidelidade ou descontos progressivos.
Gabarito: Letra B
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