A agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P) rebaixou nesta sexta-feira os ratings em escala nacional de quatro instituições financeiras no Brasil [...]. As notas de 22 instituições financeiras foram afirmadas pela agência. Na visão da agência, as medidas de ajuste fiscal e aperto monetário adotadas pelo governo brasileiro “vão pressionar a renda disponível das famílias e resultar em uma contração da economia que, na nossa visão, vai enfraquecer a qualidade dos ativos do sistema bancário, [acentuar] as perdas de crédito e [reduzir] a rentabilidade”.
MARQUES, Felipe. S&P rebaixa notas de crédito de quatro bancos brasileiros. Valor Econômico, São Paulo, 17 abr. 2015. Disponível em: <http://www.valor.com.br/financas/4012780/sp-rebaixa-notas-de-credito-de-quatro-bancos-brasileiros>. Acesso em: 18 ago. 2015. Adaptado.
No contexto da notícia em pauta, para minorar os impactos previstos pela Standard & Poor’s sobre a rentabilidade de determinado banco com atuação em escala nacional, a recomendação adequada da diretoria aos gerentes das agências é
a) renunciar ao uso do chamado cadastro positivo.
b) concentrar toda a carteira de crédito na modalidade de crédito consignado.
c) conferir maior rigor na seleção da carteira de clientes.
d) vetar a renegociação de dívidas com clientes inadimplentes.
e) abrir mão de garantias sobre créditos concedidos.
Resolução do professor Wilson Lapa:
a) Cadastro positivo é o nome dado a uma política pública destinada à formação do histórico de crédito de pessoas naturais e jurídicas, por meio da criação de bancos de dados com informações de pagamento de dívidas e de cumprimento de outras obrigações pecuniárias dessas pessoas. O cadastro positivo é disciplinado pela Lei nº 12.414, de 2011, pelo Decreto nº 7.829, de 2012, e pela Resolução nº 4.172, de 2012, e tem por objetivo subsidiar a concessão de crédito, a realização de venda a prazo ou de outras transações comerciais e empresariais que impliquem risco financeiro ao consulente (potencial credor), permitindo uma melhor avaliação do risco envolvido na operação. Essa melhora na avaliação do risco, por sua vez, poderá resultar na oferta de condições mais vantajosas para o interessado. Item incorreto, pelo contrário.
b) Empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo em que o desconto da prestação é feito diretamente na folha de pagamento ou de benefício previdenciário do contratante. A consignação em folha de pagamento ou de benefício depende de autorização prévia e expressa do cliente à instituição financeira concedente do empréstimo. Item incorreto, é esperado redução de renda e consequentemente limites para estas operações, por exemplo.
c) Uma vez que as medidas de ajuste fiscal e aperto monetário adotadas pelo governo brasileiro irão acentuar as perdas de crédito e reduzir a rentabilidade, uma forma de mitigar este risco será por uma melhor seleção da carteira de clientes, evitando os não pagadores. Item correto, o gabarito.
d) Diante de um cenário de aumento dos inadimplentes, ocorre o contrário, um aumento de tentativas de renegociação. Item incorreto.
e) Com um cenário adverso e possível aumento de inadimplentes, ocorre o aumento de garantias exigidas nas operações de crédito. Item incorreto.
Gabarito: Letra C
Enviar um comentário
0 Comentários